Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Módulos III e IV do Projeto IncluiGEO começa nesta segunda-feira em Lábrea

Notícia

Módulos III e IV do Projeto IncluiGEO começa nesta segunda-feira em Lábrea

{mosimage}Manaus (10/11/2011) - Inicia nesta segunda-feira (14) os módulos III e IV do Projeto IncluiGEO (Geotecnologias livres para conhecer, incluir e preservar no Arco Verde), no município de Lábrea, AM. Com esses dois módulos, encerra a experiência piloto do curso de extensão promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

As aulas têm o objetivo de ensinar o uso do software livre em geotecnologias como instrumento de apoio à gestão territorial, de ampliar o acesso à informações sobre o meio ambiente e de dados sócio-espaciais, além de contribuir para a implementação de políticas que subsidiem o desenvolvimento sustentável local. O curso, que começou em setembro, encerra na sexta-feira (18) com o término dos módulos III e IV.

O III módulo do curso, intitulado Jogos Piradados e Navegando pelo Purus, tem como objetivo levar aos capacitandos o conhecimento sobre a migração dos bagres através do jogo Piradados em ambiente digital na perspectiva geoespacial, prática de extração de DNA de fruta e o jogo Navegando pelo Purus em um jogo de tabuleiro como outra alternativa de instrumento didático. O módulo terá como instrutores a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) Taiane Barreiro e do pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades na Amazônia Brasileira (Nepecab) André Reis.

Já no IV módulo do curso os alunos assistirão a uma palestra de Educação Ambiental, apresentando as principais Leis Ambientais que envolvem a educação ambiental, conservação, preservação e proteção do meio ambiente. “A ideia é despertar a reflexão crítica dos problemas socioambientais, buscando de forma individual e coletiva alternativas viáveis para a conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais”, ressalta a assessora do Sipam, Danielle Pereira da Costa. O módulo IV terá como instrutora a coordenadora do Programa Agente Ambiental Voluntário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e dos Recursos Naturais Renováveis do Amazonas, Anete Amâncio.

O curso conta com mais de 60 participantes, representantes da sociedade civil, de instituições como a FUNAI, o Instituto Federal do Amazônas (IFAM), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), das associações de moradores das RESEXs Ituxi e Médio Purus, da Associação de Pescadores de Lábrea, de técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, de professores da rede de ensino básico e de alunos dos cursos de biologia e gestão ambiental da UEA.

O projeto IncluiGEO é financiado pelo CNPq e ainda tem como parceiros executores o curso de geografia da Escola Normal Superior da UEA/Manaus, o NEPECAB/UFAM, o INPA, o Ibama e o ICMBio e constitui-se como uma das ações de capacitação realizadas pela Operação Arco Verde do governo federal. O IncluiGEO terá seus conteúdos teóricos e práticos sobre geotecnologias, as palestras sobre assuntos ambientais e jogos didáticos readequados para serem utilizados em cursos nos 137 telecentros em processo de instalação nos municipios do Arco Verde.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257