Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro Mangabeira Unger visita Sipam em Manaus

Notícia

Ministro Mangabeira Unger visita Sipam em Manaus

O ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Roberto Mangabeira Unger, visitou na manhã de hoje, 30, o Centro Técnico e Operacional de Manaus (CTO-MN), do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Durante a visita o gerente do CTO-MN, Bruno da Gama Monteiro, apresentou ao ministro as atividades desenvolvidas pelo Sipam em Manaus, falou sobre as cinco áreas de atuação do órgão: Sensoriamento Remoto; Inteligência; Proteção Ambiental; Sistematização de Informações e Tecnologia da Informação e Comunicação; e explanou sobre o Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), programa que analisa o desmatamento nas Unidades de Conservação Estaduais e Federais e Terras Indígenas.

O gerente Bruno Monteiro falou ainda sobre o acervo de imagens do Sipam, que conta hoje com mais de 60% da Amazônia Legal imageada por Radar, ou seja, com maior resolução espacial, melhor detalhamento das áreas imageadas e sem sofrer a interferência das nuvens no momento da coleta. “Os estados do Acre e Roraima já foram totalmente imageados, esse material serve para diversas aplicações como, por exemplo, apoio aos órgãos de fiscalização ambiental, ordenamento territorial e uso e ocupação do solo”, informou o gerente.

Mangabeira Unger mostrou grande interesse pelos programas desenvolvidos pelo Sipam na área de Proteção Ambiental para que sejam inseridos no Plano Amazônia Sustentável (PAE). “O Plano Amazônia Sustentável propõe estratégias e linhas de ação, aliando a busca do desenvolvimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente, por isso os trabalhos do Sipam vão ser bem utilizados no Plano”.

O ministro Mangabeira Unger esteve acompanhado de assessores e do Brigadeiro do Ar, Carlos Eurico Peclat, Comandante do CINDACTA IV.

Fonte: Ascom CTO/MN