Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro do Meio Ambiente conhece trabalhos desenvolvidos pelo Sipam

Notícia

Ministro do Meio Ambiente conhece trabalhos desenvolvidos pelo Sipam

Minc verificou o andamento do trabalho de mapeamento dos 36 municípios da Amazônia Legal que mais desmataram.
{mosimage}O diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia, Marcelo Lopes, recebeu na última sexta-feira (10) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhado do presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, do diretor de Proteção Ambiental do IBAMA, Flávio Montiel, e do diretor do Departamento da Amazônia do MMA, Mauro Pires. Minc conheceu o andamento do trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sipam, desde março, de mapeamento dos 36 municípios da Amazônia Legal que mais desmataram (eles são responsáveis por 50% de todo desmatamento praticado no país e correspondem a 800 mil quilômetros quadrados). O trabalho, encomendado pelo MMA, será entregue até o final do mês de novembro, com imagens de radar das 36 cidades. “As imagens ajudarão o Ibama a planejar as missões de fiscalização”, salientou Lopes.

O diretor-geral também explicou o trabalho desenvolvido pelo Sipam de controle e monitoramento da Amazônia Legal, dos programas desenvolvidos como o Proae e o Projeto Cartografia da Amazônia, que o governo federal investirá R$ 350 milhões para concluir, em cinco anos, mapas terrestres, náuticos e geológicos. “Hoje, temos 35% da Amazônia sem mapeamento”, ressaltou. Também foram discutidas as parcerias entre o Sipam e o MMA, além de conversas sobre os recursos do Fundo da Amazônia, já que poderiam ser utilizados para o monitoramento da região. “O trabalho do Sipam é fundamental para ajudar no controle do desmatamento”, ressaltou Minc, que se mostrou satisfeito com o andamento dos trabalhos de mapear os 36 municípios que mais desmatam. Na reunião com Minc, que foi transmitida por vídeo conferência para os Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho, também participaram os diretores e técnicos do Sipam em Brasília.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email