Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro da Defesa conhece atividades dos Centros Regionais do Sipam

Notícia

Ministro da Defesa conhece atividades dos Centros Regionais do Sipam

{mosimage}O ministro da Defesa, Nelson Jobim, acompanhado pela Diretoria do Sipam, fez nesta semana uma visita técnica aos Centros Regionais do Sipam de Porto Velho, Manaus e Belém. O objetivo foi conhecer as atividades desenvolvidas nas unidades regionais.
 
"Tivemos ótimas impressões em relação à qualidade técnica do trabalho e a capacidade de geração de informações de interesse geral produzidas pelo órgão. Estou impressionado com a estrutura", disse o ministro durante visita ao Centro de Manaus.
 
 “Até 2003 o Sipam era vinculado ao Ministério da Defesa e foi transferido para a Casa Civil. Agora, ele volta ao seu leito natural. Com isto, as articulações com os outros ministérios serão mais agudas”, declarou Jobim.
 
Jobim enfatizou que a visita ao Sipam lhe permite “tomar conhecimento do que se trata e fazer levantamento de todas as possibilidades e o tipo de integração” que o órgão pode realizar junto a outros sistemas do Ministério da Defesa.
 
“Estamos aqui para saber o tipo de serviço, quais as necessidades dos parceiros. Ficamos impressionados com a infraestrutura”, ressaltou o ministro.

Em Porto Velho, o gerente José Neumar destacou a elaboração do mapa digital da malha viária de Rondônia, que é o primeiro Estado do país a ter suas estradas e rodovias mapeadas.

Neumar contou que os analistas do Sipam percorreram todos os municípios rondonienses e registraram as  vias terrestres do Estado, com detalhamento e precisão em coordenadas geográficas de latitude e longitude. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER), Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
O gerente de Manaus, Bruno Monteiro, não disse que projetos serão executados de acordo com este novo momento da instituição. Ele informou sobre alguns projetos que estão sendo desenvolvidos, como por exemplo, o projeto de Telemedicina em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e Exército para ser implementado nas áreas de fronteira.
 
Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br