Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Militares do Censipam são agraciados com a Medalha Ordem do Mérito da Defesa

Notícia

Militares do Censipam são agraciados com a Medalha Ordem do Mérito da Defesa

Na última sexta-feira (15), o Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, presidiu a cerimônia de imposição de medalha Ordem do Mérito da Defesa, ocorrida no Clube da Aeronáutica, em Brasília. A cerimônia faz parte das comemorações do aniversário do Ministério da Defesa.

A medalha Ordem do Mérito da Defesa, criada em junho de 2002, por meio do Decreto nº 4.263, é concedida a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tiveram destaque no exercício da profissão. Também às organizações militares e instituições civis que prestaram relevantes serviços ao MD e às Forças Armadas no desempenho de missões constitucionais.

Na ocasião, receberam a condecoração os militares do Censipam, que foram indicados pelo Diretor-Geral, Rogério Guedes Soares,  o Cel Marcelo Lelis (ASSIN), o Maj Fernando Teodoro (CGINT) e em breve serão condecorados nos Centros Regionais, o Maj Andrei Gustavo de Souza e Souza (CR-MN), ST Abel Raimundo (CR-PV) e o SG Abel Carneiro (CR-BE).

Em discurso, o Ministro Silva e Luna ressaltou que, nesses 19 anos de existência, o Ministério da Defesa (MD) vem contribuindo progressivamente para um trânsito mais fluido dos assuntos de defesa no cerne da sociedade, melhorando sua percepção no campo político, no crescimento da nossa base industrial de defesa e na diplomacia de defesa. “Entendemos que temos sido interlocutores efetivos”, destacou o ministro.

Silva e Luna destacou, ainda, que as estruturas físicas, o arcabouço jurídico e documentação estratégica e gerencial, por si só, não têm vida: “são os nossos servidores – civis e militares – quem dão vida a tudo isso. E mais que vida, dão alma ao nosso MD”.

Por fim, o ministro reconheceu a contribuição de todos que ajudaram a construir e consolidar a Pasta: “aos integrantes do MD, agradeço pela dedicação, comprometimento, entusiasmo e alegria que demonstram a cada dia, todos os dias; sacrificando, por vezes, tempo de lazer e de presença junto aos familiares, para o bom cumprimento das nossas missões”.

Compareceram à cerimônia o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho; e autoridades eclesiásticas; do Executivo, Legislativo e do Judiciário; ministros do Superior Tribunal Militar (STM); secretários do MD, oficiais generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; embaixadores, membros do corpo diplomático; e adidos acreditados no Brasil. Além de praças das Forças Armadas, familiares e convidados dos agraciados.