Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Meteorologistas do Sipam participam de Congresso

Notícia

Meteorologistas do Sipam participam de Congresso

Meteorologistas do Sipam apresentaram no evento os produtos gerados pelo órgão.

Com o objetivo de reunir a comunidade científica para apresentar e discutir os resultados das novas descobertas na Meteorologia e nas áreas correlatas, dando ênfase aos benefícios que essas inovações podem trazer para a sociedade, foi realizado em São Paulo o XV Congresso Brasileiro de Meteorologia.

O tema para esta edição do congresso, realizado no período de 24 a 29 de agosto, foi "A Meteorologia e a Cidade".

O Sistema de Proteção da Amazônia foi representado pelos meteorologistas dos Centros Técnicos e Operacionais de Manaus, Belém e Porto Velho, e duas bolsistas do Projeto Remam, que atuam no CTO-Manaus.

A XV edição do Congresso foi um marco para o Sipam, pois além de terparticipado com um stand de divulgação de todos os produtos do órgão - dando ênfase aos produtos meteorológicos, teve suas duas bolsistas presentes, Monique Brasil de Souza e Ana Cris Souza de Oliveira, orientadas pela meteorologista Jaci Saraiva, premiadas como destaque no Poster de Meteorologia Sinótica. O tema do trabalho destaque foi "Eventos Extremos de Precipitação no Estado Amazonas".

De acordo com Sheilla Santana, uma das seis meteorologistas do CTO-Manaus no evento, o grande diferencial no stand do Sipam foram os radares do órgão. "Os nossos radares despertaram grande interesse nos visitantes, pois as imagens eram atualizadas em tempo real e além do mais toda a sociedade hoje tem um grande interesse na Amazônia".

Durante as atividades a meteorologista do CTO-Manaus, Jaci Saraiva, foi debatedora da mesa redonda "Monitoramento da Atmosfera", e ainda fez uma apresentação sobre a Rede de Monitoramento de Eventos Extremos na Amazônia (Remam), a qual é coordenadora.

O XV Congresso Brasileiro de Meteorologia foi realizado pela Sociedade Brasileira de Meteorologia e acontece a cada dois anos.

Ascom/Sipam