Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Meteorologista do Censipam defende tese de doutorado

Notícia

Meteorologista do Censipam defende tese de doutorado

Trabalho apresenta nova metodologia com emprego de inteligência artificial para estimar potencial hidrelétrico na Amazônia

Por Willian Cavalcanti/CR-BE

Meteorologista do CR-BE apresenta trabalho sobre potencial hidrelétrico na Amazônia

Meteorologista do CR-BE apresenta trabalho sobre potencial hidrelétrico na Amazônia

Belém, 04/06/2019 - O servidor Márcio Nirlando, meteorologista do Centro Regional de Belém (CR-BE), defendeu tese de doutorado, em maio, no CR-BE. O trabalho foi desenvolvido no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A tese intitulada “Modelagem do Potencial de Geração de Energia Hidrelétrica: Uma Contribuição para o Planejamento Energético na Amazônia” foi orientada pela Dra. Brígida Rocha.

O trabalho apresenta uma nova metodologia empregando técnicas de inteligência artificial a partir de dados de chuva para estimar o potencial de geração de energia em aproveitamentos hidrelétricos, com foco na Amazônia. A pesquisa também realizou uma modelagem dos impactos de cenários, como mudanças climáticas sobre a geração de energia.

Parte do trabalho de pesquisa já foi publicado em artigo na revista internacional “Journal of Intelligent & Fuzzy Systems”. Os resultados da tese poderão auxiliar tomadores de decisão a fazer escolhas assertivas sobre a geração de energia na Amazônia.