Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Meteorologia do Sipam prevê temperaturas acima da média para os próximos meses

Notícia

Meteorologia do Sipam prevê temperaturas acima da média para os próximos meses

A Divisão de Meteorologia e Climatologia do Centro Regional do Sipam em Manaus divulgou quinta-feira, 3, o boletim com prognóstico climático para o próximo trimestre. De acordo com as informações contidas no Boletim Climático da Amazônia, as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte da Região Amazônica. No Amazonas as temperaturas permanecem elevadas, podendo superar os 35°C, como tem sido registrado em alguns municípios do Estado nos últimos dias.

"Para os próximos meses, os modelos numéricos, estatísticos e dinâmicos dos principais centros de meteorologia indicam o estabelecimento do fenômeno El Niño na região do Pacífico equatorial central, causando movimentos descendentes sobre o norte e leste da Amazônia, inibindo a formação de nebulosidade, e consequentemente diminuindo as chuvas sobre essas áreas", informou a meteorologista do Centro Regional de Manaus, Ana Cleide Bezerra.

A meteorologista disse ainda que no norte e leste do Amazonas as chuvas poderão apresentar registros abaixo dos padrões climatológicos. Nas demais áreas a precipitação acompanha a média histórica. Já nas porções sul e oeste do Mato Grosso e centro-sul e oeste de Rondônia as chuvas devem ser acima dos padrões climatológicos. As temperaturas deverão ficar acima da média em quase toda a Região Amazônica, exceto no norte do Maranhão e no centro-sul do Mato Grosso, onde a temperatura pode ficar entre normal e abaixo da média.
 
Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br