Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Marinha e Censipam reforçam integração

Notícia

Marinha e Censipam reforçam integração

O Comandante Moura Neto reforçou a importância da atuação conjunta entre Marinha e Censipam.

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, visitou o Centro de Coordenação Geral (CCG) do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) na manhã desta quarta-feira, 14 de maio. Moura Neto foi recebido pelo Diretor-Geral do Censipam, Marcelo de Carvalho Lopes. Na pauta de discussões, dois temas ganharam destaque: o Projeto Cartografia da Amazônia, que terá como produto o subprojeto de Cartografia Náutica; além da recuperação do parque de antenas HF/DF (High Frequency / Direction Finding) do Sipam e sua interligação com o Sistema Integrado de Radiogonometria (SIR) da Marinha.

Lopes realizou uma apresentação sobre o Censipam e as reformulações adotadas recentemente, com foco de atuação nas áreas de inteligência, proteção ambiental, sensoriamento remoto, banco de dados e infra-estrutura de TIC. O Diretor-Geral do Censipam destacou que o subprojeto de Cartografia Náutica vai gerar cartas náuticas na escala de 1:100.000, tendo como objetivo principal consiste na atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias da região amazônica.

O Comandante Moura Neto reforçou a importância da atuação conjunta entre Marinha e Censipam e lembrou que, dentro de pouco tempo, será necessário a interligação entre as atividades relativas à proteção da Amazônia Legal com as do projeto Amazônia Azul, relativo aos espaços marítimos brasileiros.

Também participaram da reunião, pelo Comando da Marinha, o Contra-Almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, Subchefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior da Armada; o Capitão-de-Mar-e-Guerra Rodolpho Arpon Marandino, Assessor-Chefe de Organização, Operações e Material; e o Capitão-de-Fragata Sérgio Ricardo Segovia Barbosa, Secretário Militar do Comandante da Marinha. Pelo Censipam, participaram o Diretor Administrativo e Financeiro, Rogério Guedes Soares; o Diretor Técnico e Operacional, Wougran Soares Galvão, o Coordenador de Relações Institucionais, André Panizza; e os assessores da Coordenação de Inteligência André Luiz Nascimento e Cláudio Vieira Mendes.

Ascom/Censipam