Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Manaus vai sediar reunião preparativa para o Fórum Mundial da Ciência

Notícia

Manaus vai sediar reunião preparativa para o Fórum Mundial da Ciência

Manaus - (30/08/2012) Manaus foi escolhida para sediar uma das reuniões preparatórias para o Fórum Mundial da Ciência, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de novembro de 2013. É a primeira vez que o evento internacional terá lugar fora da Hungria. O encontro reunirá grandes nomes da área científica para debater o papel da ciência para o desenvolvimento global. 

Serão realizadas sete reuniões preparatórias. A capital amazonense será a terceira cidade a organizar o evento, em novembro de 2012, com o tema proposto “Biodiversidade e florestas tropicais”. Durante o o mês de agosto, o evento passou por São Paulo (SP). Em Belo Horizonte, será em outubro. Depois de Manaus, será a vez de Salvador (BA), Recife (PE) e Brasília (DF). 

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) está à frente da preparação do evento da capital amazonense. Durante a 6ª Reunião Ordinária do Fórum Mundial de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, coordenado pela SECTI-AM, foram discutidas propostas a serem apresentadas na reunião preparatória para o Fórum Mundial da Ciência. 

O evento ocorreu dia 17, na sala dos Conselheiros da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), contou com a presença da Dra. Maria Regina Gusmão, analista da Ciência e Tecnologia (C&T) na Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que apresentou as ações pertinentes à realização do Fórum. 

O Censipam tornou-se membro efetivo do Fórum Mundial de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, durante a realização da sexta reunião ordinária. O gerente regional, Bruno Monteiro, destaca a importância do órgão, que passa a integrar o Fórum. “O Censipam sente-se muito honrado pelo convite e coloca-se à disposição deste importante Fórum. Esperamos poder contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de atividades no âmbito da Ciência e Tecnologia no estado do Amazonas”, analisou Monteiro.

O gerente do Centro Regional de Manaus explicou que a participação da instituição como membro efetivo no Fórum, acontece em um momento oportuno, pois atende um dos objetivos do Planejamento Estratégico do Censipam, que é apoiar o desenvolvimento de pesquisa aplicada, inovação e formação de competências locais na região amazônica. 

Criação de comitês 
Para otimizar os trabalhos de preparação da reunião em Manaus, foram criados dois comitês organizadores. O primeiro formado por órgãos como, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), UEA e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e coordenado pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ficará responsável pela parte técnica, como a escolha de temas e palestrantes. Já o segundo comitê, que conta com a participação da SECTI-AM, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Instituto Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), terá como missão a questão logística. 

AM no cenário da ciência brasileira 
De acordo com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, a escolha de Manaus para sediar o encontro se deve a crescente participação do Amazonas na área. “O Amazonas tem hoje uma participação muito forte na área da ciência no país e essa escolha por Manaus não foi à toa. Deve-se ao trabalho e ao empenho que todos temos tido e por isso, ganhamos destaque no mapa da ciência brasileira. Com certeza essa foi uma das motivações”, completou Sena. 

Fórum Mundial 
Criado em 1999, o Fórum tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e concebido em Budapeste, na Hungria. O evento ocorre, bianualmente, desde 2003. A coordenação das ações do fórum é de responsabilidade do MCTI, que preside comissão composta ainda por diversas instituições ligadas as questões de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) como a Associação Brasileira de Ciência (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros. A escolha do Brasil para sediar o encontro foi devido à relevante atuação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) nos últimos anos, representando a produção nacional nas principais instituições e fóruns internacionais. 


Assessoria de Imprensa do Censipam
Fone/61 3214 0257

* Com informações da Assessoria de Comunicação da SECTI-AM