Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mais um aviso hidroceanográfico é entregue à Marinha

Notícia

Mais um aviso hidroceanográfico é entregue à Marinha

Mais um aviso hidroceanográfico é entregue à Marinha
  Brasília (5/05/2013) - Em cerimônia na manhã desta terça-feira (4), a Marinha batizou, conforme a tradição naval, o terceiro Aviso Hidroceanográfico Fluvial (navio de menor porte) "Rio Solimões", no Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus. Esse aviso faz parte do Projeto da Cartografia da Amazônia, coordenado pelo Censipam, que prevê a construção e entrega à Marinha de quatro navios de pequeno porte, necessários para a elaboração e atualização da cartografia náutica na Amazônia. O último será entregue ainda em agosto, em Manaus.
   O diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, acompanhado do coordenador-geral de Integração Institucional, Péricles Cardim, e do gerente do CR-Manus, Bruno Monteiro, participou da cerimônia de entrega do aviso à Marinha. Os Avisos destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação, com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação. Os navios desta classe recebem nomes de importantes rios brasileiros.
   O rio Solimões começa no Peru, estendendo-se por 1.700 quilômetros até chegar a Manaus, onde encontra o Rio Negro e recebe o nome de Amazonas. O estaleiro INACE venceu a licitação para a construção do lote de quatro Avisos-Hidroceanográficos, já tendo sido entregues à Marinha do Brasil o "Rio Tocantins" e o "Rio Xingu", ao qual se integra o AvHoFlu "Rio Solimões", comprometendo-se, com isso, a incrementar sua capacitação tecnológica na construção de navios militares e de pesquisa, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval. O quarto e último Aviso, o "Rio Negro", será incorporado à Marinha ainda este ano.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Comando do 9º Distrito Naval
Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados