Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mais nove municípios serão beneficiados pelo SipamCidadania

Notícia

Mais nove municípios serão beneficiados pelo SipamCidadania


{mosimage} O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) inicia em novembro mais uma missão do SipamCidadania, ação criada para oferecer canais de comunicação a comunidades isoladas ou de difícil acesso na Amazônia Legal. Nesta etapa, o Centro Regional (CR) do Sipam em Manaus instalará estações VSAT (Very Small Aperture Terminal) em nove municípios próximos à capital do Amazonas: Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Presidente Figueiredo, Balbina, Autazes, Careiro e Careiro da Várzea. O terminal permite o acesso à internet e aos serviços telefônicos em regiões que não são atendidas por nenhum tipo de comunicação.

Entre os locais que receberão os equipamentos está o Parque Nacional do Jaú, em Novo Airão, onde o Ibama possui uma base. O terminal será o único meio de comunicação do local. Para o técnico da Coordenação de Manutenção do CR, Nilton Geber, “embora as missões sejam trabalhosas e exijam um grande esforço, é muito gratificante saber que a tecnologia do Sipam facilita a ação de instituições que estão empenhadas em proteger e desenvolver a Amazônia”. A missão deve durar 20 dias, dependendo das condições do tempo e de eventuais situações imprevisíveis que podem acontecer.

Dever cumprido

A etapa anterior do SipamCidadania, concluída recentemente, percorreu, durante 22 dias, os municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá, além das comunidades de Novo Pendão, Juí, Liberdade, Monte Tabo e Betânia. De acordo com um dos técnicos que participou da missão, Sérgio Ziele, apesar das dificuldades de locomoção entre uma localidade e outra, tudo o que foi planejado foi executado. "Fizemos a instalação de cinco antenas de comunicação e realizamos três manutenções corretivas. O trabalho foi dificultado porque são precários os meios de transporte da região. Mesmo assim, atingimos nosso objetivo que era deixar a população com uma comunicação eficiente e acesso à rede de computadores", informou Sérgio.

Segundo o gerente do Centro Regional de Manaus, Bruno Monteiro, a missão recém concluída teve êxito por conta do apoio dos órgãos parceiros. "A missão SipamCidadania é fruto do nosso trabalho com os órgãos parceiros. Tivemos o apoio da Polícia Federal (PF) e do Exército para que a missão atingisse o sucesso que obteve. A ação da PF foi fundamental porque alguns dos trabalhos foram realizados em área de risco. Para nós, é muito gratificante cumprirmos a missão de levar a inclusão social a essas comunidades tão carentes", disse o gerente.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br