Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lopes apresenta o Sipam em oficina de casos exitosos em Bogotá

Notícia

Lopes apresenta o Sipam em oficina de casos exitosos em Bogotá

Evento teve a participação dos países sul-americanos.
O diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Marcelo Lopes, participou nesta terça-feira (4), da oficina de casos exitosos, promovida pela Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional Suramericana (IIRSA), em Bogotá, Colômbia. Lopes apresentou o trabalho desenvolvido pelo Sipam de monitoramento da Amazônia Legal. A oficina faz parte dos objetivos do IIRSA de iniciar um processo de intercâmbio de experiências exitosas entre os governos dos países sul-americanos.

“O Brasil tem interesse em compartilhar a sua experiência no desenvolvimento do Sistema de Proteção da Amazônia com os países vizinhos, pois isto deverá ampliar a integração e permitir a troca de dados sobre a região entre os países amazônicos dando ainda mais robustez ao sistema”, ressaltou Lopes, durante a sua apresentação aos representantes de todos os países sul-americanos. Segundo Lopes, é importante a participação do Brasil no evento, que teve o apoio dos bancos de fomentos como BID, CAF e Fonplata, para sua realização. “Buscamos o apoio da IIRSA para compartilhar a sua experiência no desenvolvimento e gestão do sistema de proteção da Amazônia”, afirmou Lopes.

Experiências exitosas também foram apresentadas por países como Chile, Peru, Colômbia. Além de apresentar o funcionamento do Sipam no painel das Experiências Inovadoras para o Desenvolvimento, o Brasil ainda mostrou o programa de concessão de estradas federais e o Plano Nacional de Logística e Transporte. A presidência do Comitê da Direção Executiva da IIRSA, que durante 2008 está sendo exercida pela Colômbia, também realiza a XIII Reunião de Coordenadores Nacionais da IIRSA.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br