Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Karitianas preservam e divulgam seus costumes na 1ª Feira de Cultura da aldeia

Notícia

Karitianas preservam e divulgam seus costumes na 1ª Feira de Cultura da aldeia

{mosimage}Preparados para festa com sua tradicional pintura de urucum e jenipapo, os indígenas da aldeia Karitiana receberam seus convidados, na última quarta-feira (16), para a 1ª Feira de Cultura da Aldeia Karitiana. Organizada pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 4 de Agosto, localizada dentro da Terra Indígena, e pela Associação do Povo Indígena Karitiana “Akot Pytim Adnipa”, a feira teve como objetivo a valorização dos indígenas e sua integração à sociedade. “É a nossa festa para mostrar a cultura Karitiana”, resumiu o cacique Delgado.

Os visitantes puderam apreciar o canto do Hino Nacional brasileiro na língua karitiana, assim como outras canções e danças tradicionais. Artesanatos, demonstrações de arco e flecha e peixes preparados à moda antiga foram outros destaques do evento.  Entre os participantes, estavam parceiros do desenvolvimento da aldeia como o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Consórcio Santo Antônio Energia, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Nacional do Índio, entre outros. “É preciso que os costumes dos karitianas se preservem para que enriqueçam a cultura brasileira”, defendeu o gerente do Sipam em Porto Velho, José Neumar da Silveira, que ainda reafirmou o compromisso de estabelecer a conexão à internet banda larga após a conclusão das obras da nova escola da aldeia.

A festividade antecedeu a primeira formatura de uma turma de ensino fundamental dentro da aldeia. “O evento e a formatura do nono ano nos deram trabalho, mas agora estamos vendo nosso sonho realizado”, conta a professora Michele.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br