Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Instituições discutem mapa de vulnerabilidade das mudanças climáticas

Notícia

Instituições discutem mapa de vulnerabilidade das mudanças climáticas

{mosimage} O Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Manaus recebeu na última quinta-feira (17) representantes de diversos órgãos para discutir a elaboração do termo de referência para elaboração do mapa de vulnerabilidade das mudanças climáticas para o Amazonas. A elaboração do mapa é trabalho da área temática Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas, do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Serviços Ambientais e Energia, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS).
 
De acordo com Ricardo Dallarosa, chefe da Divisão de Meteorologia do Sipam em Manaus, com a elaboração do mapa será possível planejar ações de mitigação e adaptação minimizando os problemas causados pela seca e pela cheia no estado. “No momento em que conhecemos as vulnerabilidades, podemos adotar as melhores ações para mitigar o problema nos lugares mais sensíveis. Por isso, a grande importância da elaboração do mapa”, disse Dallarosa.
 
Na oportunidade, as instituições redigiram um termo de referência para a contratação de consultoria que elaborará o mapa. Além do Sipam, as instituições que participam da elaboração do documento são: o Serviço Geológico do Brasil, o Corpo de Bombeiros do Amazonas, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Instituto Nacional de Meteorologia e o Cclima, coordenados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A próxima reunião está prevista para acontecer em 9 de julho. O grupo espera que o mapa seja divulgado nos próximos meses.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br