Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Início do trimestre ainda terá chuvas

Notícia

Início do trimestre ainda terá chuvas

{mosimage}Manaus (04/05/2011) - Nesta terça-feira (3) a equipe de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou o boletim com a previsão climática para o próximo trimestre na Amazônia Legal.
 
De acordo com as informações divulgadas no boletim, em Manaus a partir de junho as chuvas deverão acontecer com menos freqüência, ocorrendo dias de chuva, seguidos de dias de sol, até que se estabeleça o período de estiagem, céu com poucas nuvens e predomínio de sol na maior parte do dia.

“Geralmente durante o mês de maio ainda é possível que a quantidade de chuvas ocorridas fique entre 181 - 256 mm, nos meses de junho e julho os volumes de chuva apresentam-se entre 83 - 118 e 32-92 mm respectivamente. No entanto, a previsão para o trimestre no nordeste do Amazonas, incluindo a capital Manaus e municípios que se localizam neste setor, é de que a quantidade de chuvas seja acima do normal, ou seja, para Manaus poderá ocorrer acima dos valores citados anteriormente”, informou a meteorologista Ana Cleide Bezerra.
 
As áreas que deverão ocorrer chuvas acima dos padrões climatológicos são o norte de Roraima, nordeste do Amazonas, o noroeste paraense (Baixo Amazonas) e oeste do Amapá. Porém, o mês de maio ainda trará chuvas acima de média para a região do Marajó e nordeste paraense, incluindo a capital, assim como o litoral do Maranhão, onde poderão ocorrer eventos de chuva com índices bastante elevados, acima de 50 mm.
 
No sul de Rondônia, sul do Mato Grosso, incluindo o Pantanal e no sudoeste do Pará as chuvas acontecem abaixo dos padrões normais. Nas demais áreas da Amazônia deverão ocorrer dentro da normalidade.

Em Manaus, para o trimestre espera-se que as temperaturas se mantenham dentro dos padrões normais para o período, ou seja, entre 29-31°C no mês de maio e entre 31-33°C nos meses de junho e julho.

Texto: Karen Leão
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070/71