Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inclusão digital do Sipam forma mais uma turma

Notícia

Inclusão digital do Sipam forma mais uma turma

{mosimage}Mais 21 alunos do ensino médio das escolas municipais Marechal Cândido Rondon e Francisca Campos e jovens moradores de comunidades do entorno do Centro Regional (CR) do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) de Manaus receberam certificados de conclusão do do Curso de Informática Básica em Software Livre. Eles participaram da quarta turma de 2009 e receberam os certificados na última segunda-feira (30).
 
A coordenadora do projeto de inclusão digital do CR Manaus, Liliane Araújo, montou uma programação especial para os alunos, incluindo um vídeo de motivação para incentivar os jovens a continuar descobrindo novos conhecimentos. “Nesse momento tenho o sentimento de dever cumprido. É muito bom saber que você pode contribuir de alguma forma para que esses jovens continuem querendo aprender”, disse Liliane.
 
Para o instrutor do curso, Luis Otávio Telles, bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica, a experiência foi valiosa. “Foi a primeira vez que ministrei aulas a adolescentes e pude perceber as dificuldades que eles têm, mas também consegui incentiva-los a não desistir”.
 
A estudante do ensino médio, Edna Oliveira Souza, está satisfeita com a oportunidade de concluir um curso de informática. “Aprendi muita coisa nas aulas, inclusive a fazer pesquisas na internet. Eu acredito que o curso vai me ajudar a alcançar meus objetivos, inclusive a ingressar futuramente em uma universidade. Eu tenho muita confiança e não quero mais parar de estudar”, afirmou a estudante.
 
O gerente do Centro Regional de Manaus, Bruno da Gama Monteiro, participou da entrega de certificados e falou sobre o projeto. “A inclusão social está inserida na missão do Sipam. Para nós, cumprir essa diretriz é de extrema importância”.
 
A realização do Curso de Informática Básica em Software Livre foi possível graças ao Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), que em 2009 selecionou 10 estudantes de graduação para realizarem projetos de pesquisas no Sipam. A inclusão digital faz parte de um desses projetos do PAIC, que é fruto de uma parceria entre o Sipam e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), financiadora do projeto.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br