Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Imageamento de municípios de Rondônia são entregues ao governo do Estado

Notícia

Imageamento de municípios de Rondônia são entregues ao governo do Estado

{mosimage}Imagens de radar que apontam o desmatamento comparativo 2007/2008 em Porto Velho, Pimenta Bueno, Machadinho D'Oeste e Nova Mamoré, municípios que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, entram na lista de 43 municípios com piores índices ambientais na Amazônia. Este foi o banco de dados entregue pelo Centro Regional de Porto Velho do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Segundo o gerente regional do Sipam, José Neumar da Silveira, o objetivo é oferecer ao governo do estado ferramentas para que se combata o desmatamento. O secretário de Meio Ambiente, Cletho Muniz de Brito, também acredita nesta parceria entre governo estadual e federal. “Para nós as informações vêm em uma excelente hora, temos mesmo que construir ações em conjunto para defender nosso estado, nossa floresta”, defendeu Brito.

Reafirmando a parceria, o Sipam solicitou da Sedam acesso ao Sisflora, coordenadas de madeireiras e planos de manejo aprovados. Com a troca de informações, é possível aproveitar ao máximo estudos já disponíveis e quem ganha é o meio ambiente Amazônico. “Há muita coisa nova sendo feita por nós e também nas universidades, por isso, poderíamos marcar encontros e tornar mais intensa essa troca”, sugeriu o analista do Sipam de Porto Velho, Luis Fernando Bueno. Enquanto isso, as imagens cedidas pelo Sipam já começam a ser utilizadas na Sedam. “As imagens são mais detalhadas e podem tirar dúvidas que temos”, relatou Luiz Cláudio, coordenador de Geociência da Sedam.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br