Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ibama homenageia Sipam na festa do 20º aniversário

Notícia

Ibama homenageia Sipam na festa do 20º aniversário

{mosimage}A produção de conhecimentos e o repasse de informações feitos pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) aos órgãos federais, estaduais e municipais têm contribuído substancialmente para a execução de políticas públicas na região Amazônica. Essa é a percepção do superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Rondônia, César Luiz Guimarães, expressada durante a cerimônia que marcou os 20 anos do órgão, em 31 de julho. 

“Agradecemos ao Sipam pelo apoio às atividades não somente do Ibama, como também de todos os órgãos ambientais do estado”, declarou Guimarães. Na comemoração, o Sipam recebeu uma placa em agradecimento pelos serviços prestados. Somente no primeiro semestre de 2009, foram 150 solicitações atendidas pelo Centro Regional (CR) do Sipam de Porto Velho, que é responsável pelos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.São pedidos que vão desde simples cópias de imagens da malha viária de Rondônia até a elaboração de relatórios técnicos para subsidiar ações judiciais (sobre queimadas, por exemplo). “Nossa missão é atender os órgãos parceiros, estabelecendo planos de trabalho em conjunto”, resume  José Neumar da Silveira, gerente regional. Além disso, o Sipam oferece cursos, que nesse ano já capacitaram dezenas de técnicos dos três estados.
 
Entre os trabalhos desenvolvidos com os órgãos parceiros, destaca-se o compromisso do Sipam com o meio ambiente. Além do Ibama, o órgão também atua em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público. Junto à superintendência do Ibama, nesse primeiro semestre o Sipam planejou e ainda atua no controle da Operação na Floresta Nacional do Bom Futuro. Também forneceu dados sobre a incidência de focos de calor e desmatamentos em Rondônia e atua no programa de ressocialização ambiental, entre outras ações.
 
Novos desafios

Com o sucesso das parcerias já estabelecidas, outras instituições têm buscado o apoio do Sipam. É o caso do Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional de Rondônia e Acre), que manifestou interesse no trabalho em conjunto. “Podemos firmar acordo de cooperação técnica e passar a planejar ações com base nos dados do Sipam“, diz Ailton Vieira dos Santos, procurador-chefe. Segundo ele, informações sobre novos desmatamentos, por exemplo, podem ser importantes para coibir a exploração do trabalho que ocorre na abertura da mata.

Outros órgãos interessados em parcerias podem buscar informações na página do Sipam: www.sipam.gov.br ou pelo telefone (69) 3217-6200.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br