Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Governo lança Operação Cidadania Xingu em Altamira

Notícia

Governo lança Operação Cidadania Xingu em Altamira

Ministério da Defesa participa da ação que leva desenvolvimento sustentável para a região

{mosimage}Brasília (03/08/2011) - O governo federal inicia nesta quarta-feira (3), na cidade de Altamira (PA), o primeiro mutirão da Operação Cidadania Xingu. Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, a iniciativa prevê a prestação de diferentes serviços como forma de ampliar a presença do Estado nos municípios impactados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Diferentes órgãos do governo fazem parte da iniciativa. Entre eles, o Ministério da Defesa, que atuará nos mutirões por meio do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Exército Brasileiro.

A participação do Sipam envolve, basicamente, a oferta de tecnologia e conhecimento especializado a técnicos municipais e representantes da sociedade civil. O objetivo é capacitá-los para atuar em ações que possam promover a melhora da qualidade de vida das comunidades atendidas.

“É preciso um esforço redobrado para a realização de ações imediatas, continuadas e integradas na solução de problemas que devem surgir com a construção da usina, principalmente nas áreas de saúde, educação e regularização fundiária”, afirma Rogério Guedes, diretor-geral do Censipam, órgão que coordena o Sipam.

Além da capacitação, o Sipam fornecerá um sistema de comunicação VSAT, que permitirá o acesso local à internet. Com isso, diversos órgãos públicos poderão realizar atividades de cadastro e outros serviços nos dias de mutirão.

O Exército Brasileiro, por sua vez, participará da Operação Cidadania Xingu ajudando a regularizar a situação de jovens que não estão em dia com o Serviço Militar Obrigatório. O apoio é parte do pacote de serviços de cunho social que serão ofertados durante os dias de mutirão, que incluem o fornecimento de carteira de identidade, CPF e Carteira de Trabalho, entre outros documentos.

A Operação prevê ainda, para os cidadãos locais, facilidade de abertura de contas e crédito bancário, além de acesso aos benefícios previdenciários e serviços de saúde, vacinação, educação.

Calendário da Operação Xingu Cidadania


3 e 4 de agosto – Altamira
8 e 9 de agosto – Brasil Novo
12 e 13 de agosto – Medicilândia
18 e 19 de agosto – Placas
24 e 25 de agosto – Uruará
30 e 31 de agosto – Comunidade da Gleba Assurini
5 e 6 de setembro – Pacajá
10 e 11 de setembro – Anapu
16 e 17 de setembro - Vitória do Xingu
22 e 23 de setembro - Senador José Porfírio
28 e 29 de setembro – Porto de Moz
4 e 5 de outubro – Gurupá

Texto: Leonice Leal
Foto: Eduardo Aigner/MDA
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070 / 4071