Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Governador de Rondônia discute cooperação técnica com o Sipam

Notícia

Governador de Rondônia discute cooperação técnica com o Sipam

{mosimage} O governador de Rondônia, Confúcio Moura, visitou na última segunda-feira (10) as instalações do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, com o objetivo de conhecer a unidade e de discutir acordos de cooperação técnica. Moura foi recebido pelo gerente do Centro Regional do Sipam em Rondônia, José Neumar Silveira, e por técnicos que integram a equipe. “Estamos felizes com sua presença aqui em nosso Sistema. A visita mostra o interesse do governo em estreitar os laços entre com a nossa instituição”, disse Silveira ao dar as boas vindas ao governador.

O governador agradeceu a cordialidade e aproveitou para perguntar sobre as parcerias existentes entre as duas instituições. Confúcio acompanhou uma breve apresentação das ações conjuntas entre o Sipam e o governo de Rondônia, desenvolvidas através do Acordo de Cooperação Técnica. “Este acordo está com assinatura vigente até 2012, mas consideramos muito importante manter está parceria para desenvolver ações conjuntas que venham a beneficiar nossa região”, disse Silveira.

Moura afirmou que uma das preocupações de seu governo é com o desmatamento: “Queremos implantar o projeto de Desmatamento Zero em todo o Estado, mas de forma que não prejudique o setor madeireiro, para isso vamos fortalecer a boa relação com o setor produtivo, agricultores e fazendeiros. Além disso, queremos colocar em prática o Zoneamento Econômico e Ecológico do Estado, como poderoso instrumento de planejamento e desenvolvimento. Para isso vamos precisar de muitas informações e vou pedir aos secretários que venham aqui no Sipam para analisar tudo o que for preciso de acordo com cada pasta”, disse Confúcio.

Segundo o governador, o trabalho em conjunto é de fundamental importância, e como exemplo citou a assinatura de convênios para a abertura e manutenção das estradas, cujo serviço deve iniciar ainda neste semestre. Ao final da reunião Confúcio agradeceu e disse ter ficado muito feliz com a receptividade de todos. “Para mim é uma honrar estar aqui e ser tão bem recebido, eu acompanhei em Brasília o projeto de criação deste sistema e conheço o benefício que ele traz para a nossa região através da informação, conhecimentos e planejamentos de ações voltadas à proteção da nossa região”, finalizou Confúcio.

Entre as ações desenvolvidas pelo Sipam em parceria com o Governo de Rondônia estão:

Analise da malha viária do Estado em parceria com o Departamento de Estrada e Rodagens (DER);
O Proae, que tem como objetivo principal de efetuar a análise do desmatamento das Unidades de Conservação Estadual, Federal e  Terras Indígenas em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM);
Probacias que trata da recuperação de mananciais de abastecimento público em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (IDARON), Batalhão da Polícia Ambiental e Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (CAERD);
Cessão de espaço físico para a Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia (SEFIN);
Mapas de Inundação – Defesa Civil;
Sala de situação ao rompimento da barragem do Apertadinho – Defesa Civil;
Estretégia de redução de focos de Calor – Defesa Civil;
Terra Legal em parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental.

Com informações do Governo de Rondônia

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br