Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gestores de 13 prefeituras da região de Alta Floresta recebem treinamento em geotecnologias

Notícia

Gestores de 13 prefeituras da região de Alta Floresta recebem treinamento em geotecnologias

Izaura Alfonso (ao centro) prefeita de Alta Floresta (MT)O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, inicia na próxima segunda-feira (27) a capacitação da primeira turma de técnicos dos municípios prioritários do mutirão Arco Verde Terra Legal para o uso de geotecnologias. O programa SipamCidade reunirá durante cinco dias cerca de 30 profissionais de 13 prefeituras do norte do Mato Grosso, em Alta Floresta, cidade onde o Presidente Lula lançou o mutirão de regularização fundiária do governo Federal, em junho último.

A nova estrutura do SipamCidade, adaptada para atender os municípios mais afetados pelo problema do desmatamento, leva em consideração as identidades regionais, as dificuldades semelhantes e os desafios parecidos. O coordenador de Operações do Sipam, Fernando Campagnoli, destaca que os municípios que participam desta etapa procuram, por exemplo, uma solução comum para o tratamento de resíduos sólidos. “É possível que o caminho seja a formação de um consórcio que compartilhe conhecimentos e dilua os custos”, explicou Campagnoli.

A chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta, Maria do Rosário dos Anjos Silva, destacou que há grande expectativa em relação ao uso das geotecnologias em benefício da gestão municipal. “Estamos empenhados na recuperação de áreas degradadas da Bacia da Mariana, que abastece a rede de água de Alta Floresta. Também nos preocupa o armazenamento do lixo, que ainda é precário. Queremos aproveitar os novos conhecimentos para corrigir os problemas do passado e evitar que isso se repita no futuro”, explica Rosário.

Os consórcios Vale do Telles Pires e Portal da Amazônia dividem a organização do treinamento com a Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta. Segundo a Secretaria, alguns municípios desejam mandar mais técnicos, pois planejam utilizar as informações geoespaciais para montar mapas de potencial turístico e mineral, aptidão agrícola, para recuperar áreas degradadas e até para melhorar o transporte escolar. Campagnoli explica que as informações repassadas durante o treinamento podem ser utilizadas em quase todas as áreas, desde o cálculo do valor a ser cobrado no IPTU até a escolha dos melhores locais para a instalação de escolas rurais e postos de saúde.

Novas turmas

O Sipam também capacitará 18 municípios do Amazonas e Roraima para participar do programa no período de 10 a 14 de agosto, em Manaus. Entre as prefeituras que serão convidadas estão Careiro da Várzea, Manaquiri, Careiro do Castanho, Santa Izabel do Rio Negro e Urucurituba, no Amazonas, e Macujaí, em Roraima. De 24 a 28 de agosto está prevista a realização de um treinamento do SipamCidade para atender 13 prefeituras do Acre. Entre as cidades convidadas estarão Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus e Acrelândia. Altamira, Santarém e Marabá servirão de sede para a capacitação de técnicos em geotecnologias que deve reunir cerca de 40 prefeituras do Pará. Os cursos devem iniciar em agosto.

Os demais municípios que já receberam o mutirão do Arco Verde Terra Legal já estão indicando seus técnicos para participar dos próximos treinamentos do SipamCidade, que acontecerão no segundo semestre. A expectativa do Sipam é que sejam capacitados técnicos de 500 cidades, até o final do ano. Desde o seu lançamento, em outubro de 2008, o SipamCidade já capacitou 438 técnicos, de 227 municípios e instituições públicas da Amazônia Legal. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico www.sipam.gov.br (Inscreva-se no SipamCidade). Cidades do Mato Grosso que inscreveram técnicos nesta etapa do SipamCidade: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta e Peixoto de Azevedo.

Capacitação no SipamCidade entre 10/2008 a 07/2009


Estado  
Nº de municípios
 atendidos 
Nº de técnicos
 capacitados
 Acre 9 13
 Amapá 1 17
 Amazonas 25 84
 Mato Grosso
8 9
 Pará 66 160
 Rondônia 34 37
 Roraima 15 30
 Tocantins 69 88
 TOTAL
227
438
















Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br