Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Geotecnologias e GPS serão assunto de capacitação em Roraima

Notícia

Geotecnologias e GPS serão assunto de capacitação em Roraima

{mosimage}O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) realizará um curso básico de utilização de GPS e o I Seminário do Programa SipamCidade em Roraima, em setembro próximo. A decisão foi comunicada à Secretaria de Estado de Articulação Municipal e Política Urbana (SEAM) pelo Centro Regional (CR) do Sipam de Manaus, durante a visita técnica realizada ao Estado.

De acordo com o gerente do CR Manaus, Bruno Monteiro, o seminário pretende saber como os técnicos dos municípios têm aplicado os conhecimentos adquiridos durante a capacitação do Programa SipamCidade. “Como o objetivo do programa é auxiliar esses municípios, capacitando os técnicos em geotecnologias, para melhorar a gestão territorial, pretendemos conhecer o trabalho que tem sido realizado após a capacitação e sanar eventuais dúvidas, pensando na próxima etapa do programa”, informou o gerente.

Além das agendas com os órgãos parceiros de Roraima, duas prefeituras foram visitadas. Foram feitas reuniões com os prefeitos de Mucajaí e de Pacaraima. Segundo Bruno, “eles se mostraram muito interessados em receber o apoio do Sipam no que for possível. Com o prefeito de Mucajaí falamos sobre a inclusão do município na lista dos prioritários para ações de combate ao desmatamento em 2009, na operação Arco Verde, e sobre os programas disponibilizados pelo Sipam para auxiliar na resolução do problema.”

Todos os órgãos visitados receberam um kit com material de divulgação do Sipam, além de cartogramas dos recursos minerais. Bruno destacou que é muito importante conhecer as dificuldades e saber em que se pode ser úteis aos órgãos que estão sediados na região. Aproveitamos a oportunidade para atualizar alguns planos de trabalho”. Informou o gerente. Durante a visita técnica foram realizadas reuniões com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai), Departamento de Polícia Federal (DPF), 1ª Brigada de Roraima, SEAM, 3° Pelotão Especial de Fronteira, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Para a equipe,  uma das reuniões mais importantes foi no Pelotão de Fronteira. “Foi lá que conhecemos as reais dificuldades do monitoramento da fronteira”, explicou o gerente.

De acordo com Bruno Monteiro, a previsão é de que, no segundo semestre, várias outras visitas técnicas sejam feitas em municípios do Amazonas e Roraima.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br