Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Friagem marca o trimestre no sul e no oeste da Amazônia

Notícia

Friagem marca o trimestre no sul e no oeste da Amazônia

Manaus (01/04/2013) – Segundo dados do Boletim Climático da Amazônia, o trimestre de abril a junho de 2013 é marcado pelos eventos de friagem no sul e oeste da Amazônia. No início do trimestre os máximos de chuva abrangem a região nordeste e central da Amazônia. A previsão indica chuva acima dos padrões climatológicos no norte do Amapá e bacia do Alto Rio Negro no Estado do Amazonas, principalmente no início do trimestre. Já no nordeste e sudeste do Pará, no estado do Maranhão, centro-norte do Tocantins e nordeste de Roraima, as chuvas ficam abaixo dos padrões climatológicos em abril. Nas demais áreas da Amazônia as chuvas deverão ocorrer dentro dos padrões.

No mês de maio inicia na porção sul da Amazônia, especialmente nos estados do Tocantins e Mato Grosso, a estação seca, com substancial redução de chuva. Grande parte da região amazônica encerra o último mês do trimestre com índices pluviométricos inferiores a 50 mm, quando a massa de ar seco já está estabelecida no Brasil Central. 
Os termômetros devem ficar acima dos padrões climatológicos no sudeste do Pará, Maranhão e Tocantins e nordeste de Roraima. Nas demais áreas da região a temperatura deverá ocorrer dentro comum. 

O Boletim Climático da Amazônia é resultado de análise e previsão climática realizada pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM todos os meses, com a participação de meteorologistas dos Centros Regionais do SIPAM em Manaus, Belém e Rondônia por videoconferência. 

*O uso das informações contidas neste boletim é de completa responsabilidade do usuário.


Assessoria de Imprensa
Telefone: 61 32140257