Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Frente fria chega ao Mato Grosso, Rondônia e Acre neste fim-de-semana

Notícia

Frente fria chega ao Mato Grosso, Rondônia e Acre neste fim-de-semana

A partir do próximo sábado (8), a frente fria que já atua nesta quinta-feira no sul do país deve chegar aos estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, abaixando um pouco os termômetros. Segundo a previsão dos meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a mudança de tempo começa com chuva nesta sexta-feira, sobretudo no oeste e noroeste do Mato Grosso, oeste e norte de Rondônia e em todo o Acre. O domingo será o dia mais ameno, mas as temperaturas mais baixas ocorrem durante a noite, no princípio da semana. O calor volta a partir de terça-feira.
Após a passagem da frente fria, o clima fica seco, influenciando a queda na umidade relativa do ar. Por isso, os níveis de umidade para a próxima semana devem ficar em torno de 30% apenas.

Mato Grosso

De sexta para sábado, as temperaturas máximas já caem um pouco, variando de 34ºC em Barra do Garças a 30ºC em Cuiabá. Já o dia de domingo será o mais fresco, com previsão de máxima de 23ºC na capital e 21ºC em Comodoro, Jauru e Pontes e Larceda.
Mas as temperaturas mais baixas dessa friagem devem acontecer no princípio da semana, quando  a massa polar seca se estabelece, causando mínimas de até 12ºC no Pantanal e no Alto Araguaia, 13ºC no oeste mato-grossense, 14ºC em Cuiabá e entre 15ºC e 16ºC nas demais áreas do norte e leste.

Rondônia

O sábado terá máximas entre 29ºC em Rolim de Moura, 31ºC em Porto Velho a 32ºC em Machadinho D’Oeste. No domingo os termômetros caem mais, com previsão de máxima de 26ºC na capital, 24ºC em Guajará-Mirim e 25ºC em Ji-Paraná. No centro-sul do estado as mínimas também já caem no domingo, mas as temperaturas mais baixas ocorrem no princípio da semana, chegando a  17ºC em Porto Velho, 14ºC em Guajará-Mirim, 13º em Vilhena e de 15ºC a 16ºC no restante do estado.

 Acre

Cruzeiro do Sul ainda estará quente nesse sábado, com máxima de até 34ºC, já a capital registra, no máximo, 28ºC. Domingo o tempo fica ainda mais ameno, com máximas de 24ºC na capital, Brasiléia e Acrelândia e 23ºC em Sena Madureira. O princípio da semana reserva as temperaturas mais baixas durante a noite, quando  a massa polar seca se estabelece, causando mínimas de 14ºC no sul estado, 15ºC em Rio Branco e 16º no vale do Juruá e no restante do estado.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br