Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fortalecimento das cadeias produtivas é prioridade da Arco Verde

Notícia

Fortalecimento das cadeias produtivas é prioridade da Arco Verde

{mosimage} Brasília (25/04/11) - Membros do Comitê Gestor Nacional da Operação Arco Verde estiveram reunidos na última quarta-feira (20), no palácio do Planalto, em Brasília, para discutir o monitoramento das ações e as estratégias da Operação Arco Verde para este ano. Ficou definido que o foco principal da Arco Verde é o fortalecimento das cadeias produtivas.

Segundo o coordenador-geral de Operações do Sipam Fernando Campagnoli, o trabalho de identificação das cadeias produtivas para o município servirá de base para orientar novos investimentos que serão feitos pelas diferentes esferas de governo. Com isso, será possível avançar ainda mais para realizar a mudança no atual modelo produtivo desses municípios, afirma Fernando.

A utilização do conceito de cadeia de produção, como instrumento de formulação e análise de políticas públicas, busca fundamentalmente identificar os principais elos de uma cadeia de produção e incentivá-los através de uma política pública adequada.

Durante a reunião, representantes do Sipam apresentaram uma proposta para o monitoramento das ações no âmbito federal, estadual e municipal.  Na proposta está incluído o monitoramento nas áreas da regularização fundiária, regularização ambiental, fortalecimento da gestão ambiental municipal, disponibilização de mecanismos de crédito, capacitação de gestores municipais e de atores locais da sociedade civil, além de investimentos nos municípios e na região e também nas atividades que não constam na agenda de compromissos.

O trabalho nos 43 municípios da Arco Verde está sendo executado desde 2009 com a realização dos mutirões de atendimento à população e elaboração de agenda de compromissos com os municípios envolvidos. Já em 2010, a prioridade foi implementar e monitorar as agendas compromissos, ações de infraestrutura, fomento à agricultura familiar em base sustentável e fortalecimento institucional dos municípios.

A Operação Arco Verde foi instituída pelo Decreto nº 7.008 de 12 de novembro de 2009. O mesmo decreto que também criou o Comitê Gestor Nacional, para executar, orientar e monitorar a Operação. O Comitê, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, se reúne periodicamente para discutir estratégias de atuação e articular o trabalho conjunto e integrado entre os órgãos do governo federal.

Texto: Leonice Leal
Fotos: arquivo Sipam
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070/71