Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fapespa divulga resultado de editais para pesquisas climáticas na Amazônia

Notícia

Fapespa divulga resultado de editais para pesquisas climáticas na Amazônia

{mosimage}Brasília (24/03/11) - A Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Pará (Fapespa) divulgou nesta quarta-feira (23) o resultado de dois editais de incentivo à pesquisa para o aperfeiçoamento tecnológico do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Os contemplados desenvolverão trabalhos destinados à investigação de eventos críticos de estiagem e cheia em rios da Amazônia oriental, influência dos modos oceânicos na variabilidade sazonal da temperatura da região, e a observações termodinâmicas da atmosfera.

Nos dois editais foram contemplados sete pesquisadores, sendo concedidas três bolsas referentes ao edital 023, que prevê estudos na área de meteorologia, e mais quatro referentes ao edital 024, voltado ao fortalecimento da instituição como órgão capaz de integrar informações e gerar conhecimentos atualizados para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal.

O Censipam foi criado em 2002 para coordenar, implementar e avaliar políticas e programas necessários ao cumprimento das finalidades do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Além do Pará, o centro regional do Sipam, em Belém, é responsável por ações e projetos nos Estados do Amapá, Maranhão e Tocantins.

Os dois editais são uma iniciativa do Governo do Pará, por intermédio da Fapespa e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), em parceria com o Censipam.

Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação
Com informações da Fapespa
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070 / 4071