Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exército comemora Dia do Soldado em Brasília

Notícia

Exército comemora Dia do Soldado em Brasília

Militares mortos no Rio de Janeiro foram homenageados durante a cerimônia, que marca o nascimento de Duque de Caxias

Por Willian Cavalcanti

Durante a cerimônia, foi realizada a entrega das medalhas do Pacificador e Exército Brasileiro

Durante a cerimônia, foi realizada a entrega das medalhas do Pacificador e Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro realizou cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, nesta sexta-feira (24/8), no Quartel-general do Exército em Brasília (DF). Durante o evento, foi realizada a entrega das medalhas do Pacificador e Exército Brasileiro a militares, políticos, juristas, diplomatas e professores.

Comemorado no dia 25 de agosto, a data homenageia o nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

A cerimônia teve a presença do Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e outras autoridades do executivo federal, entre elas o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rogério Guedes.

O Comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas, destacou as recentes mortes de três militares nas operações da intervenção federal no Rio de Janeiro: o cabo Fabiano de Oliveira e os soldados Marcus Vinícius Viana e João Viktor da Silva. A mensagem do General Villas Bôas afirma que “os herdeiros de Caxias têm se superado diariamente para honrar seu legado, ao atuar de forma anônima e abnegada em benefício da população, onde e quando for preciso”.

O general ainda declarou que “hoje o espírito pacificador de Caxias, mais do que nunca, se faz necessário ao Brasil. Vivenciamos uma era de conflitos e incertezas, na qual individualismos se exacerbaram e o bem comum tem sido relegado a segundo plano”.

Ao final do evento, mais de 1.700 militares desfilaram com equipamentos, materiais e viaturas militares.