Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estação chuvosa já começou na Amazônia

Notícia

Estação chuvosa já começou na Amazônia

A informação é do Boletim Climatológico do Sipam, elaborado pelos meteorologistas dos três Centros Regionais (Manaus, Porto Velho e Belém)

O boletim climático da Amazônica, elaborado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), informa que o auge da estação chuvosa no sul da região Amazônica inicia neste trimestre de janeiro a março, por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), ou seja, uma banda de nebulosidade persistente, que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia, que tem sua máxima atividade neste período.

De acordo com o boletim, entre o norte do Maranhão e o Amapá observa-se um aumento gradual na precipitação no decorrer do trimestre, à medida que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se desloca atingindo uma posição mais ao sul. Apenas o estado de Roraima segue com baixos índices de precipitação, podendo registrar valores próximos de 10 mm no extremo norte do Estado até o mês de fevereiro.

Conforme o boletim, as chuvas deverão ficar abaixo dos padrões climatológicos em Roraima, Amapá, norte do Amazonas, em toda a porção norte e oeste do Pará, norte do Maranhão, sul de Tocantins, leste e nordeste do Mato Grosso. As chuvas deverão superar os padrões climatológicos no início do trimestre no estado do Acre, no norte de Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas e noroeste do Mato Grosso, tendendo a climatologia no decorrer do mesmo. Nas demais áreas da região as chuvas ocorrerão dentro da normalidade.

Quanto às temperaturas, a previsão é que deverá ficar ligeiramente acima do padrão climatológico para região centro e norte do Amazonas, estados do Amapá e Roraima, norte do Pará e norte do Maranhão. Nas demais áreas da região, as temperaturas deverão seguir o padrão climatológico.

O Boletim Climático da Amazônia é resultado de análise e previsão climática realizada pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM todos os meses, com a participação de meteorologistas dos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Belém e Rondônia por videoconferência.

O uso das informações contidas neste boletim, no link abaixo, é de completa responsabilidade do usuário.

Boletim Climático

 

 

Conteúdo
Boletim Climático