Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escritório norte-americano de assistência antiterrorismo conhece ações do Censipam

Notícia

Escritório norte-americano de assistência antiterrorismo conhece ações do Censipam

Norte-americanos destacaram a visão holística do trabalho e o compartilhamento das informações com os usuários do sistema

Por Willian Cavalcanti

Diretor-geral apresenta projetos do Censipam para escritório norte-americano de assistência antiterrorismo

Diretor-geral apresenta projetos do Censipam para escritório norte-americano de assistência antiterrorismo

Brasília, 14/08/2018 - Uma equipe do Escritório de Assistência Antiterrorismo (ATA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos conheceu, nesta segunda-feira (13/8), os principais projetos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) na vigilância da fronteira terrestre do Brasil.

Liderada pelo diretor da ATA, Paul H. Davies, a comitiva conheceu o conceito operacional do Censipam, que busca, por meio da tecnologia, a integração de dados para geração de produtos nas áreas de inteligência, monitoramento ambiental e territorial. O diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, reforçou a importância da complementariedade das ações do Estado na proteção da Amazônia Legal, que corresponde a 60% do território brasileiro.

Rogério Guedes também expôs algumas ações conduzidas em parceria com órgãos e agências nacionais e estrangeiras no combate ao narcotráfico na fronteira. “A mensagem-chave do nosso trabalho é a integração. Sem ela não conseguiremos vencer as redes do crime organizado”, disse o diretor-geral.

“Achei muito importante a visão holística do trabalho. Vocês conseguem juntar informações a partir de variadas fontes de inteligência. Percebi que essa arquitetura da informação robusta do Censipam permite que as informações sejam compartilhadas diretamente com quem realiza o trabalho de campo”, comentou Paul Davies.

Assistência Antiterrorismo (ATA)
O programa de Assistência Antiterrostimo (ATA) é o principal provedor de treinamento e equipamento antiterrorismo do governo dos EUA para agências de aplicação da lei de nações parceiras em todo o mundo. Desde a prevenção até a resposta e mitigação de ataques terroristas, a ATA ajuda parceiros a desenvolver capacidades críticas contra o terrorismo.