Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Encontro Regional do Sistema Brasileiro de Inteligência ocorre na sede do Sipam em Belém

Notícia

Encontro Regional do Sistema Brasileiro de Inteligência ocorre na sede do Sipam em Belém

O primeiro Encontro Regional do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) no Pará de 2008 foi promovido na sede do Centro Técnico e Operacional de Belém do Sistema de Proteção da Amazônia (CTO/BE). O encontro, realizado em 19 de março, contou com a participação de 76 representantes dos órgãos membros do Sisbin no Estado do Pará e de órgãos afins. Participaram da mesa de abertura o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Marcelo de Carvalho Lopes; o Gerente do CTO/BE, Carlos Freitas; o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Pará e Coordenador do Sisbin no Estado, Antônio Farias; o Delegado do Centro Estratégico de Governo do Estado do Pará, Dr. Raimundo Benassuli; e o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 8ª Região, José Maria de Alencar.

Na abertura do evento foi apresentado o vídeo institucional do Sipam, mostrando as potencialidades da instituição. O Diretor-Geral do Censipam, Marcelo Lopes, enfatizou a que já foi promovida a expansão do uso das aeronaves do Sipam em suporte às ações de controle e fiscalização ambiental. São ações na área de Inteligência, atrelada à criação da Coordenação-Geral de Inteligência no CCG-Brasília e da Coordenação de Inteligência em cada um dos três CTOs, explicou Lopes. O Coordenador do Sisbin no Pará e Superintendente da Abin no Estado, Antônio Farias, ressaltou a participação de um grande número de instituições com representatividade estadual no Sisbin. O Pará é o Estado que tem o maior número de órgãos vinculados ao Sisbin: 28.

Em sua palestra intitulada “A Estrutura de Inteligência do Sipam: Inteligência Tecnológica”, o Coordenador-Geral de Inteligência do Censipam, Ricardo Silvério dos Santos, destacou que a instituição atua a partir de um pedido de busca (um plano de operações) para auxiliar os órgãos parceiros. Por meio do Decreto n.º 4.376, de 2002, que dispõe sobre a organização e funcionamento do Sisbin, o Censipam participa como representante da Casa Civil no Sistema Brasileiro de Inteligência, o qual engloba instituições vinculadas a diferentes órgãos do Poder Executivo, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A importância da operação com dados de radar e de alta resolução espacial na região amazônica, uma tecnologia disponível a poucos países, também foi salientada. Na seqüência do evento, acompanhados por técnicos do CTO, os participantes conheceram as Divisões de Meteorologia, Proteção Ambiental, Sensoriamento Remoto e Sistematização de Informações (da Coordenação Operacional), além da Coordenação de Inteligência. No encerramento do evento foi realizada a entrega de certificados às instituições presentes.

Fonte: CTO/BE