Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dezembro inicia a estação chuvosa em grande parte da região Amazônica

Notícia

Dezembro inicia a estação chuvosa em grande parte da região Amazônica

Manaus  (3/12/2012) – De acordo com o Boletim Climático da Amazônia para o trimestre, que inicia em dezembro de 2012 e termina em fevereiro de 2013, o período marca o início da estação chuvosa em grande parte da região Amazônica. Os máximos da chuva abrangem grande parte da região, aumentado gradativamente a precipitação no Amazonas, Pará, Maranhão, Rondônia, centro e norte dos estados do Mato Grosso e Tocantins. 

A partir de janeiro poderão ser observados com mais frequências eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que pode ser identificada como uma banda de nebulosidade de orientação noroeste/sudeste, estendendo-se desde o noroeste do Amazonas até o Oceano Atlântico, e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), região de ventos responsável por trazer a umidade do oceano Atlântico, já deslocada para posição climatológica mais sul. Os mínimos de precipitação (abaixo de 100 mm) concentram-se no Estado de Roraima que neste período do ano inicia a estação de menor pluviosidade naquela região. 

A previsão aponta chuvas acima do padrão climatológico, no oeste, centro e sul do Acre, em Tocantins, sudoeste e sudeste paraense, sul do Maranhão, e no oeste e sudoeste do Amazonas. No norte e nordeste do Amazonas (Calha do Rio Negro), e nos estados de Roraima, Amapá, e região do Marajó (calha norte do baixo Amazonas no Pará), a precipitação deverá ficar abaixo dos padrões climatológicos. Nas demais áreas, a chuva deverá ocorrer próxima aos padrões climatológicos. 

Em relação à previsão de temperatura para o período, o boletim indica tendência acima dos padrões climatológicos no litoral da região, desde o Maranhão até o Amapá, baixo Amazonas e estados do Pará, Amazonas e Roraima, próxima aos valores médios nas demais áreas da região. 

O Boletim Climático da Amazônia é elaborado todos os meses pelos técnicos do Sipam.  As discussões para a elaboração do boletim são realizadas uma vez por mês, com a participação dos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Belém e Rondônia por videoconferência. 


Boletim Climático Novembro e Dezembro 2012/ Janeiro 2013


Por Layza Viana
Assessoria de Imprensa
61/32140257