Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Defesas civis contam com sistema de previsão de chuva em tempo real

Notícia

Defesas civis contam com sistema de previsão de chuva em tempo real

Lançado na última terça-feira (13) pelo Centro Regional de Manaus, aplicativo Radares Online, disponibilizado às defesas civis da Amazônia, encontra-se em site do Sipam.
Lançamento do SOS Amazônia às Defesas Civis

Lançamento do SOS Amazônia às Defesas Civis

As Defesas Civis da  Amazônia contam com um novo aplicativo (radares online) no site do Sipam (www.sipam.gov.br) que mostra a previsão de chuva a curto prazo em todo os estados amazônicos. O lançamento ocorreu na última terça-feira (13) no Centro Regional do Sipam em Manaus. O evento reuniu representantes das Defesas Civis da Região Metropolitana de Manaus, Defesa Civil do Amazonas, Eletrobrás Amazonas Energia, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Cindacta IV, que conheceram a aplicação do SOS Amazônia, nome da página.

Durante o encontro, a equipe de banco de dados da Coordenação Técnica do Sipam apresentou as ferramentas e tecnologias utilizadas para a atualização de dados no SOS Amazônia. Em seguida, o meteorologista Ivan Saraiva falou sobre as funcionalidades dos 11 radares meteorológicos. Para ter acesso aos alertas meteorológicos, as defesas civis terão um login e senha para entrar na página.

“Este sistema já é um dos resultados da parceria entre o Censipam e a Divisão de Satélites Ambientais do Centro de Pesquisas de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas (INPE). Ele permite espacializar  os dados dos radares meteorológicos e disponibilizá-los a cada 12 minutos, com a precipitação estimada”, explicou a meteorologista do Centro Regional de Manaus, Jaci Saraiva.

 O sistema conta ainda com os dados das estações meteorológicas de superfície da Universidade Federal do Amazonas e também do Instituto Nacional de Meteorologia. A próxima etapa será a disponibilização, também em tempo real, dos dados de descargas atmosféricas pela Universidade de São Paulo, através do Departamento de Ciências Atmosféricas.