Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam participa de Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Notícia

Censipam participa de Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

O evento reuniu pesquisadores de 11 países e debateu os impactos da política ambiental internacional na Amazônia

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

CR-MN participa de Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

CR-MN participa de Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Manaus, 21/08/2018 - O V Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (SICASA) debateu os “Avanços e retrocessos na política ambiental internacional e seus impactos na Amazônia”, de 14 a 17 de agosto, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM). O objetivo é atualizar a discussão das consequências e perspectivas da política ambiental no mundo após o Acordo de Paris, realizado em 2015, no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 21).

O seminário contou com a participação de representantes do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia em Manaus (CR-MN) e de pesquisadores de 11 países da América, Europa e África. Foram debatidos estudos e pesquisas relacionados às temáticas ambientais, além de promover o engajamento e sensibilização de diversos setores da sociedade para a atualização da discussão socioambiental nos contextos regional e global.

Programação
O evento foi dividido em grupos de trabalho e colóquios, além de simpósios, mesas redondas e oficinas. Os dois colóquios trouxeram os temas Defesa Civil e Segurança Alimentar. Nos grupos, foram abordados, dentre outros temas, Agricultura Sustentável e Conservação da Agrobiodiversidade; Cidades e Redes Urbanas na Amazônia; Educação Ambiental e Processos Cognitivos; e Mudanças Climáticas – Resiliência e Adaptação Humana.

Durante a mesa redonda sobre defesa civil, o assessor de meteorologia do CR-MN, Ricardo Dallarosa, discorreu sobre as mudanças climáticas ocorridas em Manaus nos últimos 100 anos. O pesquisador mostrou que as chuvas apresentaram um aumento superior a 10% no seu volume total anual. “Esse aumento ocorreu de forma gradual ao longo das séries, sugerindo uma resposta do clima local como decorrência do processo de urbanização”, disse Dallarosa.

Também foram realizados mesa redonda com o tema “Ameaças e retrocessos nas políticas socioambientais brasileiras”; o primeiro Workshop sobre “Soberania Alimentar e Inclusão Produtiva da Agricultura Familiar”; e o primeiro Simpósio Regional sobre “Defesa Civil e Desastres Ambientais na Amazônia”.