Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comando Militar da Amazônia tem novo comandante

Notícia

Comando Militar da Amazônia tem novo comandante

{mosimage}Manaus (05/09/2011) - O general-de-exército Eduardo Dias Villas Bôas é o novo titular do Comando Militar da Amazônia (CMA). A cerimônia de posse aconteceu na última quinta-feira (1), e contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e demais autoridades civis e militares da região amazônica.

Na solenidade, o comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, realizou a passagem do cargo de comandante Militar da Amazônia, do general-de-exército Luis Carlos Mattos, que esteve durante dois anos e quatro meses no comando da organização, para Villas Bôas. O novo titular tem 60 anos e é de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Antes de assumir o CMA, ocupava o cargo de vice-chefe do Estado-Maior do Exército em Brasília

Segundo o diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rogério Guedes, o CMA tem uma relação histórica com o Sipam. “A posse do general Villas Bôas só reforça a relação entre Sipam e CMA, pois ele já conhece bem o nosso trabalho. Portanto, queremos continuar a construir uma relação ainda melhor, ampliando os acordos e parcerias que já existem hoje entre as duas instituições”, disse Guedes durante a cerimônia.

No seu discurso de despedida,o general Mattos ressaltou a “grandeza da Amazônia e do privilégio que teve de comandar o CMA”. Finalizou dizendo que “comandar não é estar sozinho, e, sim, contar com a ajuda de todos”. Durante o evento houve ainda a cerimônia de inauguração do retrato na galeria de ex-comandantes.

O Comando Militar da Amazônia (CMA) é um dos Comandos Militares de Área do Brasil. É o Comando de Área que compreende a região norte e o Estado do Maranhão, em parte, e exceto o Estado do Tocantins, e envolve a 8ª Região Militar, com sede em Belém (PA) e da 12ª Região Militar, sediado em Manaus (AM). Possui em sua estrutura organizacional, unidades reconhecidas como as melhores unidades de combate na selva do mundo, formada por índios da região amazônica e por militares oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva, também subordinado à sua estrutura.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257