Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chuvas devem aumentar no próximo mês na Amazônia

Notícia

Chuvas devem aumentar no próximo mês na Amazônia

{mosimage}Manaus (06/10/2011) - O Boletim Climático da Amazônia, elaborado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), com a previsão do clima para o trimestre na região, divulgado nesta quinta-feira (6), prevê que as chuvas devem aumentar no próximo mês.

A previsão para Manaus é de que ocorram chuvas dentro dos padrões climatológicos, ou seja, durante este período acontece o estabelecimento da estação chuvosa em grande parte da região, onde os maiores volumes de chuva ocorrem no sentido noroeste-sudeste da Amazônia, aumentando gradativamente a precipitação no Amazonas e também nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e sul do Pará.

“A partir de agora Manaus deverá apresentar chuvas mais intensas e cada vez mais freqüentes, decorrentes da interação da umidade da Amazônia com a passagem de sistemas frontais no sul da região”, afirmou a meteorologista do Sipam Ana Cleide Bezerra. “No entanto, o mês de outubro, por ser o primeiro mês da estação chuvosa, ainda deverá apresentar dias amanhecendo com poucas nuvens e temperaturas elevadas e chuvas isoladas no período da tarde, seguidos de dias com chuvas fortes acompanhadas de trovoadas deixando o tempo nublado e temperaturas agradáveis, como ocorreu na madrugada de ontem. Até pode ser considerado um mês de transição, onde adquire características da estação seca e da estação chuvosa”, complementa.

Segundo as informações do Boletim, apesar das chuvas ocorrerem com mais freqüência, ainda haverá temperaturas acima da média no Estado do Amazonas, assim como no Estado de Roraima e áreas como sul e leste do Pará, leste e no nordeste do Mato Grosso. Em Manaus, os valores médios de temperatura máxima ficam entre 31 e 33°C e a temperatura mínima entre 22 e 24°C.

“Em Roraima a previsão é de normalidade em relação às chuvas, ou seja, o Estado, a partir de agora, apresenta chuvas abaixo de 100 mm, nos meses de outubro e novembro, em dezembro as chuvas apresentam-se abaixo de 50 mm, dando início à estação seca em Roraima”, finalizou a meteorologista.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257