Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chefe do Emaer visita o Censipam

Notícia

Chefe do Emaer visita o Censipam

comitiva emaer.jpg
Brasília (13/12/2012) - O Censipam recebeu na última terça-feira (11) a visita do chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer), o tenente-brigadeiro Aprígio Azevedo, acompanhado de sete oficiais da Aeronáutica. A visita faz parte dos encontros promovidos pelo Censipam para aprimorar e fortalecer os laços institucionais com seus principais parceiros. “Uma das características do nosso trabalho é realizar atividades em parceria na Amazônia. Evitando a duplicidade de esforços e promovendo a eficácia nos resultados”, ressaltou o diretor-geral Rogério Guedes. 

Segundo Guedes, o Emaer vem há dez anos contribuindo com o órgão nas atividades de proteção da Amazônia.  Como, por exemplo, nas imagens produzidas pelos sensores da aeronave R-99.  Azevedo afirmou que “revisitar os mecanismos de atuação conjunta entre os órgãos servem para fortalecer e adensar as relações existentes nesses 10 anos de parceria". 

Durante a visita, foi lembrada a atuação do tenente-brigadeiro à época das discussões do projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que deram origem ao quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).  Em 2002, foi implantado o Censipam para gerar informação e conhecimento sobre a região amazônica, além de articular, planejar, propor, acompanhar, implementar e executar as políticas, diretrizes e ações em parceria com os órgãos governamentais.