Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cerimônia marca construção de mais um navio para produzir cartas náuticas

Notícia

Cerimônia marca construção de mais um navio para produzir cartas náuticas

Brasília - (22/04/2012) - Uma cerimônia nesta terça-feira (23) nas dependências do Estaleiro Inace (Indústria Naval do Ceará), em Fortaleza, marcará o inicio da construção de mais dos Navios Hidroceanográfico Fluvial, o Rio Branco.  Construído com recursos do Projeto da Cartografia da Amazônia e coordenado pelo Censipam, servirá para a realização das cartas náuticas na região. A Marinha é a executora da cartografia náutica da região. O diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, participa do evento. 

O navio Rio Branco é o primeiro navio integralmente projetado pelo Centro de Projetos de Navios da Marinha e, depois de entregue, ficará sediado em Manaus (AM), subordinado ao Com9ºDN. A previsão de entrega é de 18 meses, segundo a Inace.  Dois avisos hidroceanográficos já foram entregues à Marinha, através do Projeto. 

O Rio Branco terá como características básicas o comprimento total de 55 metros, a boca moldada máxima de nove metros, o calado máximo de dois metros e o deslocamento de 530 toneladas. Projetado para operar em um raio de ação de 3.000 milhas náuticas, com uma autonomia de 25 dias, o futuro navio será dotado de modernos sensores científicos para o cumprimento de sua missão, tais como: ecobatímetros, perfiladores acústicos de correntes, sensores inerciais, medidor de velocidade do som e sistema de aquisição de dados de hidroceanografia. Sua tripulação será composta por 36 militares. 

Lançado em 2008, o Projeto da Cartografia da Amazônia acabará com os vazios cartográficos (na escala 1:100.000) náutico, geológico e terrestre. Os vazios se concentram nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Roraima, Amapá, Mato Grosso do Sul e parte do Acre. O Projeto da Cartografia da Amazônia compõe-se de três subprojetos: Cartografia Terrestre (executado pelo Exército e Aeronáutica), Cartografia Geológica (executado pelo Serviço Geológico do Brasil) e Cartografia Náutica (executado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha). 


Assessoria de Imprensa
61/32140257