Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Regional do Sipam participa de I Oficina Integrada de Saúde Ambiental

Notícia

Centro Regional do Sipam participa de I Oficina Integrada de Saúde Ambiental

Porto Velho (25/08/2011) - A situação dos focos de calor em Rondônia e a influência da ação humana sobre o clima na região serão alguns dos assuntos levados ao debate pelo Centro Regional do  Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) na 1ª Oficina Integrada de Saúde Ambiental, nesta quinta (25), no Rondon Palace Hotel., em Porto Velho.

O evento, realizado desde segunda-feira (22) pelo Núcleo de Vigilância em Saúde Ambiental da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), enfoca os diversos fatores presentes no meio ambiente que podem interferir na saúde humana, tais como queimadas, contaminantes químicos, riscos associados a desastres, etc. O objetivo é avaliar as metas de saúde ambiental do estado e discutir estratégias que possibilitem melhorias nas atividades dos órgãos públicos envolvidos.

A partir das 14h, José Carvalho de Moraes, chefe da Divisão de Meteorologia do Sipam em Porto Velho exibirá palestra sobre o tema Previsão e Mudanças Climáticas. Serão abordados os fatores que influenciam o clima e apresentados os modelos utilizados para a previsão climática. “Também será abordado o aquecimento global e os possíveis sinais de mudanças para a região Norte e em todo o Brasil”, revela Carvalho. Já às 15h, Bárbara Nascimento apresentará o relatório de focos de calor do Sipam, trazendo um comparativo entre as queimadas ocorridas em 2010 e 2011.

Como órgão envolvido nas políticas ambientais de Rondônia, o Sipam já contribuiu outras vezes para o debate sobre saúde ambiental, sobretudo no que se refere ao monitoramento da qualidade do ar. Nesta oficina, enfocará o assunto ao lado de representantes da Defesa Civil e Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Ambiental do estado.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257