Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Regional de Manaus realiza I Encontro de Iniciação Científica

Notícia

Centro Regional de Manaus realiza I Encontro de Iniciação Científica

{mosimage}O Programa Debate no Sipam, realizado uma vez por mês no Centro Regional de Manaus, acontecerá na próxima quarta-feira (23), com a realização do I Encontro de Iniciação Científica do Sistema de Proteção da Amazônia.
Durante o encontro, serão apresentados os projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no Centro Regional de Manaus, desde 2008, por bolsistas selecionados na primeira edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).

“O Sipam vem se consolidando como uma instituição de pesquisa, somos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), então queremos abrir para a sociedade os nossos projetos que são de grande relevância para o estado”, informou a coordenadora do PAIC no CR/Manaus Solange Costa.

Um dos projetos desenvolvidos durante os 11 meses de atividades do programa pela universitária Izabela de Lima Feitosa foi “Avaliação das Imagens do Sensor HRC/CBERS-2B para Mapeamento Urbano”. Segundo a orientadora da pesquisa MSc, Mariza Macedo, o objetivo foi avaliar o potencial e as limitações desse sensor no mapeamento urbano. “A grande vantagem do sensor HRC/CBERS-2B é que a distribuição de suas imagens é gratuita, por esse motivo foi importante realizarmos a pesquisa, já que existem instituições que necessitam usar imagens para desenvolver programas e não têm condições de pagar os altos custos das imagens de satélite”, ressaltou.

Mariza informou ainda que com a pesquisa foi detectado que existem algumas limitações no uso da imagem. “Apesar das limitações encontradas, as imagens podem ser utilizadas em escalas de mapeamento menos detalhada com potencial para distinção de diferentes padrões de áreas construídas, extração de arruamentos e identificação de novos loteamentos. Essas imagens são uma boa alternativa no que se refere ao monitoramento da expansão urbana”.

As apresentações dos resultados dos projetos acontecem no auditório do Sipam em Manaus, a partir das 8h20min. O evento é aberto ao público.

*O quê? Programa Debate no Sipam apresenta “I Encontro de Iniciação Científica”

*Quando? 23/09/2009 – Quarta-feira, às 8h20.

*Onde? Centro Regional do Sipam em Manaus (Av. do Turismo, 1350. Tarumã).

*Quem? Toda a sociedade está convidada.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br