Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Regional de Belém capacita técnicos de 7 municípios

Notícia

Centro Regional de Belém capacita técnicos de 7 municípios

Técnicos capacitados pelo Centro Regional de BelémO Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) realizou mais um curso de capacitação em geotecnologias para prefeituras da Região. Os técnicos de 7 municípios (Tomé-Açú, Igarapé-Açú,Terra Alta, Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba) aprenderam a utilizar o software livre terraview . Além deles, técnicos dos órgãos parceiros Sespa, Emater e a Associação dos Municípios do Nordeste Paraense (Amunep), também participaram do treinamento.

O curso faz parte do programa SipamCidade, que ensina gratuitamente os técnicos a utilizarem a ferramenta dando condições aos gestores municipais a planejarem ações com apropriação do conhecimento da realidade geográfica local, como vegetação, hidrografia, solo, relevo, bacias. Com o domínio em geoprocessamento, o município poderá gerar produtos específicos a gestão municipal, como mapeamentos das vias de acesso e da infra-estrutura urbana, mapeamentos ambientais (APPs, Reserva Legal), mapas para disposição de lixo e de aptidão agrícola, além de servir de apoio às ações de planejamento e atualização cadastral de IPTU.

No encerramento do curso, o gerente regional do Centro Regional do Sipam em Belém, Carlos Alberto Freitas, ressaltou que o programa disponibiliza várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento municipal. Já a coordenadora Operacional Jaci Saraiva ressaltou que após a capacitação, o município ainda terá suporte técnico permanente no uso da ferramenta para sua gestão municipal. “Estamos à disposição dos municípios, para atender no que for necessário para o bom andamento do trabalho que irão realizar a partir de agora com o uso do software”, garantiu Jaci.

Foi entregue um CD-Rom personalizado a todos os participantes para iniciarem o trabalho em suas cidades, contendo imagens obtidas através da aeronave R-99, carta-imagem para o território municipal, além de informações sobre direitos minerários (DNPM), manejo de fogo (INPE), geologia, mapa de geodiversidade, zoneamento ecológico-econômico, cobertura vegetal e uso da terra, desmatamento (oriundo do Proae/Sipam/Prodes/Inpe) hidrografia e áreas especiais estabelecidas pelo município, estado e união.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br