Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Regional de Belém capacita técnicos de 13 prefeituras

Notícia

Centro Regional de Belém capacita técnicos de 13 prefeituras

{mosimage}Encerrou hoje (27), no Centro Regional de Belém, a capacitação de técnicos das prefeituras de 13 municípios para a utilização do software terraview, do Programa SipamCidade. O treinamento, que iniciou na segunda-feira (23) é gratuito e tem o objetivo de difundir o uso de geotecnologias para apoio técnico à gestão municipal das cidades da Amazônia Legal e de construir com os técnicos uma rede de intercâmbio de dados espaciais.

O Programa SipamCidades disponibilizou várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento municipal. Informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação
(chuva) e outros dados são repassados às prefeituras em um CD-Rom de fácil manuseio e compreensão. Após a capacitação, o município ainda terá suporte técnico permanente no uso da ferramenta para sua gestão municipal. Os 13 municípios paraenses contemplados neste primeiro curso de 2009 no Centro Regional de Belém foram: Santa Cruz do Ararí, Paragominas, Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Bragança, Acará, Castanhal, Barcarena, Uruará, São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba e Ulianópolis além de 2 técnicos da Secretaria de Saúde representando dois Centros de Proteção Social.

Os técnicos receberam um CD-Rom personalizado para iniciarem o trabalho em seus municípios, contendo imagem de satélite do R99 disponíveis no Sipam, carta-imagem para o território municipal, multitemporal com imagens, direitos minerários (DNPM), manejo e fogo (INPE), Geologia, Mapa de Geodiversidade, Zoneamento Ecológicos-Econômicos, Geomorfologia, Cobertura Vegetal e uso da terra, desmatamento (oriundo do Proae/Sipam/Prodes/Inpe), hidrografia e áreas especiais estabelecidas pelo município, estado e união.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.b