Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam promove workshop para técnicos do Suriname

Notícia

Censipam promove workshop para técnicos do Suriname

Evento, que começou hoje estende-se até sexta-feira (26), com 10 técnicos surinameses. Eles conhecerão todo o trabalho realizado pelo Censipam na Amazônia Legal.

Iniciou hoje (22/09) o Workshop Brasil/Suriname no auditório do Centro Regional do Sipam em Belém, no Pará, promovido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Durante uma semana, 10 técnicos do Suriname conhecerão as principais atividades de proteção territorial realizadas pelo Censipam na Amazônia, apresentadas. O evento ainda contará com a presença do secretário de Defesa do Suriname, John Achong, que chegará no dia 25 (quinta-feira) em Belém, e que poderá assinar um protocolo de intenções a partir de manifestação de interesse dos surinameses.   

O workshop é resultado do Seminário Sul-Americano de Monitoramento de Áreas Especiais realizado em agosto do ano passado em Manaus. Na ocasião, o Censipam propôs uma parceria com os países interessados nos temas de monitoramento ambiental, apoio à repressão contra ilícitos e eventos meteorológicos extremos. Segundo o diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, o Seminário foi também um desdobramento do compromisso assumido já em 2012 durante a reunião do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS/Unasul), realizada em Lima, no Peru, de criar um sistema sul-americano de monitoramento de áreas especiais.

“Realizamos o Seminário e o Suriname mostrou interesse em conhecer o trabalho do Sipam para aplicar algumas técnicas em seu país”, ressalta Guedes. O diretor de Produtos, Péricles Cardim, acrescenta que já existe um acordo de cooperação entre o Brasil e o Suriname, no âmbito do Ministério da Defesa.

Na programação, os técnicos conhecerão de forma detalhada o trabalho do Sipam na área de meteorologia e clima, sensoriamento remoto, hidrometeorologia, proteção e apoio à repressão. O workshop prevê ainda a apresentação da área administrativa como o perfil dos servidores, a gestão de documentação e as atividades de apoio administrativo, bem como da área técnica como telecomunicação, banco de dados, aplicativos e equipamentos.