Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam promove curso de Meteorologia para profissionais no Pará

Notícia

Censipam promove curso de Meteorologia para profissionais no Pará

O objetivo é capacitar profissionais de comunicação sobre a meteorologia. O curso é gratuito e acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) promoverá nos dias 2 e 3 de dezembro o curso Meteorologia para Profissionais de Comunicação em Belém (PA). O objetivo é capacitar profissionais de comunicação (rádio, tv, jornal e mídias digitais) no entendimento geral sobre meteorologia (áreas de atuação e fenômenos meteorológicos como chuva, frentes frias, tornados, entre outros).

O público alvo são jornalistas, radialistas, profissionais de comunicação e estudantes de jornalismo que estão cursando o último ano. As vagas são limitadas. O curso, com duração de 8 horas, terá duas turmas sendo uma pela manhã e outra à tarde, e ocorrerá no Centro Regional de Belém, ministrado pelo meteorologista Márcio Lopes, chefe da Divisão de Meteorologia do Censipam em Belém.

O curso é gratuito e a inscrição deverá ser feita através do e-mail: cursometeorologia@sipam.gov.br. O interessado deverá informar, no e-mail, a instituição à qual está vinculado, nome completo, número do RG, cargo/função, cidade, além de apontar o turno de interesse. As inscrições encerram no dia 26 de novembro. O inscrito receberá a confirmação por e-mail.

O Censipam já ministrou esse mesmo curso em Porto Velho e no Acre. A instituição faz a previsão do clima e do tempo diariamente em toda a Amazônia Legal, contando com os 11 radares meteorológicos e a recepção de imagens de satélites. Estudos de tempo severo (chuvas fortes, ciclone, tempestades) e mudanças climáticas também fazem parte das atribuições dos profissionais de meteorologia do órgão.

A intenção do Curso de Meteorologia é capacitar os profissionais de comunicação para que adquiram maior domínio e o necessário embasamento teórico-prático de modo a informar melhor a população. Diante do crescente volume de informações e notícias veiculadas nesta nova era de comunicação, torna-se imperativo que os profissionais, em especial a categoria jornalística, adquiram conhecimento básico para avaliar e compreender com clareza e discernimento as informações meteorológicas. Assim, poderão divulgar conteúdos objetivos, de forma assertiva e com uma linguagem simples, porém, mantendo a coerência técnica.

 

Curso: Meteorologia para Profissionais de Comunicação

Data: 2 e 3 de dezembro 2014

Local: Júlio Cesar, 7060 – Belém, PA.

Horário da turma manhã: 8h às 12h

Horário da turma tarde: 14h às 18h horas

Duração: 8 horas por turma

Curso: gratuito