Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam participa de reunião do Fórum Brasileiro sobre Mudança do Clima

Notícia

Censipam participa de reunião do Fórum Brasileiro sobre Mudança do Clima

Proposta para cumprimento de metas climáticas foi apresentada pelo Fórum ao Presidente da República, no Palácio do Planalto

Por Willian Cavalcanti

Censipam representou o Ministério da Defesa em reunião do Fórum Brasileiro sobre Mudança do Clima

Censipam representou o Ministério da Defesa em reunião do Fórum Brasileiro sobre Mudança do Clima

Brasília, 09/08/2018O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participou de reunião do Fórum Brasileiro sobre Mudança do Clima (FBMC), nesta quinta-feira (9/8), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Durante o evento, foi apresentada a Proposta Inicial de Implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) ao Presidente da República Michel Temer. O diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, representou o Ministério da Defesa.

Ao assinar a NDC, o País assumirá o compromisso de implantar ações e medidas que apoiem o cumprimento de metas climáticas definidas no Acordo de Paris em 2015. No tratado, o Brasil se comprometeu a reduzir emissões de dióxido de carbono em 37% até 2025, com possibilidade de diminuí-las em 43% até 2030, entre outras determinações.

As metas da NDC foram consolidadas após discussões em câmaras temáticas entre 2016 e 2017, e buscou a participação ampla da sociedade brasileira. O coordenador-executivo do FBMC, Alfredo Sirkis, destacou a relevância da NDC. “O mundo terá que chegar a emissões líquidas ‘zero’. E isso é muito difícil. A NDC visa uma estratégia de longo prazo para o Brasil”, disse.

Entre outras propostas, Sirkis defendeu que o Brasil reduza emissões de queima de combustíveis fósseis, principalmente na aviação. Segundo ele, o Brasil poderia se tornar referência mundial na implantação de bioquerosene em aeronaves.

Em complemento aos trabalhos realizados pelas câmaras temáticas, a NDC prevê a criação de uma câmara na área de defesa nacional, que ainda não foi implantada.

Fotos: Wilson Mendes/Presidência da República