Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam e MDS assinam acordo para instalar 166 antenas para cadastrar famílias

Notícia

Censipam e MDS assinam acordo para instalar 166 antenas para cadastrar famílias

{mosimage}Manaus (27/09/2011) - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) assinam um Termo de Cooperação durante a cerimônia de lançamento do Pacto Norte – Brasil Sem Miséria, nesta quarta-feira (28), no Teatro Amazonas, em Manaus. Com a parceria, o Censipam instalará 166 antenas de comunicação via satélite provendo internet em municipios afastados ou de difícil acesso na Amazônia até 2013, nos estados do Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima e Amazonas. O evento terá a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, da ministra do MDS, Tereza Campello e dos governadores da região Norte.

Com o equipamento, os gestores municipais poderão cadastrar as famílias que vivem em situação de probreza ou de extrema pobreza no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “Nossa infraestrutura tecnológica contribuirá para ampliar o acesso dos programas sociais do governo federal na região, beneficiando as famílias que vivem em situação de pobreza”, ressalta o diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, que estará no evento em Manaus. Segundo ele, alguns equipamentos já estão instalados, portanto, serão reativados e atualizados tecnologicamente, para atender à demanda do MDS.

Com o sinal de internet, o novo sistema de formulários do MDS para o cadastramento funcionárá on-line. Assim, a conexão fará o carregamento de dados via web, a partir do site da Caixa Econômica Federal (CEF), que hospeda o banco de dados do Cadastro Único. Em outras localidades, haverá necessidade de instalar o terminal via satélite completo. Alguns equipamentos precisarão ser transportados por via aérea e fluvial. “Os municípios de faixa de fronteira, por exemplo, que requer maior esforço logístico, o Censipam contará com apoio da Força Aérea, do Exército Brasileiro e com empresas contratadas”, afirma Guedes.

Após instalada a rede, o Censipam terá os dados do Cadastro Único. A ideia é acrescentar essas informações ao banco de dados já existente do Censipam sobre a Amazônia. Assim, poderá ampliará sua base de informações. “O conhecimento desses dados ajudará o governo federal na implementação de outras políticas públicas, mudando a realidade dessa população”, ressalta Guedes.

O Termo de Cooperação vem sendo elaborado há três meses com o MDS pela Coordenação de Relações Institucionais do Censipam, do Ministério da Defesa.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257