Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam e INMET celebram Acordo de Cooperação Técnica.

Notícia

Censipam e INMET celebram Acordo de Cooperação Técnica.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia- Censipam e o Instituto Nacional de Meteorologia– INMET celebram Acordo de Cooperação Técnica.

O diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam Rogério Guedes Soares e o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia– INMET Francisco de Assis Diniz assinaram nesta terça-feira (13), o Acordo de Cooperação Técnica, no Centro de Coordenação Geral do Censipam, em Brasília.

O acordo tem como objetivo a integração operacional, técnica e logística envolvendo a interoperabilidade de dados meteorológicos e ambientais, oriundos de satélites e de sensores de superfície, a qualificação de recursos humanos, a prevenção e intervenção logísticas e a pesquisa e desenvolvimento, no âmbito da Amazônia.

O INMET é uma instituição centenária que atua em nível nacional e internacional e tem como missão prover informações meteorológicas confiáveis à sociedade brasileira. Esta missão é alcançada por meio de monitoramento, coleta de dados, análise e previsão de tempo e de clima, tendo como alvo as atividades de agricultura, primordialmente, e outras relativas à gestão energética e de recursos hídricos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável do país.

A Meteorologia e a Climatologia são um dos pilares para o alcance da missão do Censipam, que tem a responsabilidade de promover a proteção da Amazônia Legal por meio da sinergia das ações de governo, da articulação, do planejamento, da integração de informações e da geração de conhecimento.

Estas áreas atendem as demandas federais, estaduais e municipais com a geração de boletins de previsão de tempo, monitoramento e alertas meteorológicos, e prognósticos de clima gerados pelas divisões de meteorologia das unidades regionais de Manaus, Porto Velho e Belém. Devido as características climáticas da região amazônica, notadamente secas prolongadas, inundações, alagamentos, tempestades severas e descargas atmosféricas intensas, as defesas civis federal, estadual e municipal são os principais clientes dessas informações.

Conforme estudos realizados entre o Censipam e o INMET, foram elaborados diversos cenários para o aprimoramento da produção de dados meteorológicos e climáticos na região. O cenário escolhido é o que apresenta maior economicidade para as instituições e para o país, pois inclui a otimização de recursos tecnológicos, logísticos, orçamentários, humanos e de infraestruturas.

Nesse sentido, a interoperabilidade de dados meteorológicos e ambientais entre o Censipam e o INMET será materializada pelo intercâmbio de informações geradas pelas recepções dos satélites GOES/NOAA/MODIS/METOP/FY-3, dos dados dos radares meteorológicos, e dos dados das estações meteorológicas de superfície e altitude.

Da mesma forma, os cursos de capacitação, as calibrações e manutenções de sensores e os estudos técnicos e científicos para aprimoramento de serviços e geração de novos produtos, serão objetos específicos desta Cooperação.