Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam comemora 50 anos do Dia Meteorológico Mundial com debates

Notícia

Censipam comemora 50 anos do Dia Meteorológico Mundial com debates

Brasília (22/03/2013) - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que realiza estudos sobre clima da região amazônica, participa do debate Monitorar o tempo para proteger vidas e propriedades: Celebrando 50 anos da Vigilância Meteorológica Mundial. Os debates são para comemorar os 50 anos do Dia Meteorológico Mundial e ocorrem em todo o Brasil e em 191 países membros da Organização Meteorológica Mundial (OMMA data é comemorado no dia 23 de março. 

Os Centros Regionais do Censipam de Belém e Porto Velho participam do debate durante o dia de hoje (22), e Manaus participou no dia 20. O tema foi escolhido pelo Conselho Executivo da OMM, durante sua 64ª Reunião realizada em Genebra, Suíça, em junho de 2012, e contribui para a redução de danos causados pelos perigos relacionados ao tempo, clima e água, afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Os meteorologistas do Censipam fazem previsão diária do tempo, emitem boletins trimestrais e monitoram eventos meteorológicos de curto prazo, como tempestades e chuvas intensas, e de longo prazo, como enchentes. Os estudos são realizados a partir de 11 radares meteorológicos distribuídos pela Amazônia Legal e imagens de satélite, e são disponibilizados para instituições parceiras de proteção da Amazônia, como defesas civis, imprensa e forças armadas. 
Importância da Meteorologia.

Compreender a dinâmica da temperatura, umidade, pressão atmosférica e sua interação com a superfície da terra é tarefa antiga. Aristóteles, filósofo grego, deu origem ao termo meteorologia ao observar as nuvens, chuva, neve e trovões em 340 a.C. Dois mil depois, as ideias ainda aceitas se tornaram ciência genuína, devido ao desenvolvimento de instrumentos meteorológicos como o termômetro. Os avanços tecnológicos proporcionaram observar o comportamento da atmosfera por imagens de satélite meteorológico, lançado em 1960.

Em 1963 foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, sob o patrocínio da OMM, a Vigilância Meteorológica Mundial, um marco no que concerne à cooperação global. Ela combina sistemas de observação, instalações de telecomunicações e centros de processamento de dados e previsão para disponibilizar as informações meteorológicas e ambientais necessárias para permitir a troca de informações.


Assessoria de Imprensa 
Telefone - 61/3214 0257