Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Censipam comemora 16 anos de criação.

Notícia

Censipam comemora 16 anos de criação.

Na tarde desta quinta-feira (19), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Cenispam), comemorou o seu 16º Aniversário de criação.

O evento contou com as presenças do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Elton Santa Fé Zacarias; do secretário de Pessoal, Saúde e Desportos do Ministério da Defesa (SEPESD), brigadeiro Ricardo Vieira Machado; do secretário de Orçamento e Organização Institucional (SEORI), Franselmo Araújo Couto; outras autoridades de diversos segmentos; e servidores civis, militares e colaboradores terceirizados do próprio CENSIPAM.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Centro Gestor neste último biênio, o diretor-geral, Rogério Guedes Soares, ressaltou o lançamento do SipamHIDRO, que tem o objetivo de fazer a modelagem e a qualificação estatística de dados hidrológicos; o avanço do Projeto Amazônia SAR, com a aquisição das duas antenas multisatelitais; o lançamento do SipamSAR, que visa detectar a supressão da vegetação florestal em seu estágio inicial e outros ilícitos que possam ocorrer na Amazônia Legal; e a retomada dos trabalhos do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (CONSIPAM), que permitirá a atuação coordenada do Estado brasileiro.

A solenidade foi marcada pela entrega do diploma “Amigos do CENSIPAM”, que tem como propósito agraciar servidores civis e militares que tenham contribuído de forma singular com os projetos e trabalhos realizados em prol da Amazônia brasileira, expressar o reconhecimento e a gratidão pela espontânea cooperação, camaradagem, e apoio no alcance dos objetivos do centro, bem como agradecer a quem, de forma relevante, viabilizou melhor condição para o cumprimento da sua missão.

Foram agraciados com o Diploma “Amigo do Censipam”, a seguinte instituição e autoridades: A Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, representada pelo Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa, Subchefe de Segurança e Defesa do Comando de Preparo da Aeronáutica; Sr. Franselmo Araújo Costa, Secretário de Orçamento e Organização Institucional; Sr. Carlos Alberto Gurgel Veras, Diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira; Exmo. Sr. General de Divisão José Rosalvo Leitão de Almeida, Gerente de Patrimônio, Obras e Serviços da Secretaria de Orçamento e Organização Institucional, do Ministério da Defesa; Dr. Marcus Monteiro Augusto, Coordenador-Geral de Licitações, Contratos e da Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa; e Sra. Magda Roselaine de Vargas Lisbôa, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Orçamento e Organização Institucional, do Ministério da Defesa.

Rogério Guedes Soares, em seu discurso afirmou que “o Censipam é um elo importante do estado brasileiro na proteção da região Amazônica e na defesa da soberania nacional, a partir do seu apoio aos órgãos governamentais que atuam na região e nasceu para ajudar a promover a atuação conjunta dos órgãos governamentais que desenvolvem políticas socioambientais e de soberania nacional na Amazônia”.

Ressaltou ainda que “Tem sido o nosso trabalho diuturno, cooperando com as Forças Armadas, e também, instituições civis vocacionadas na busca da sustentabilidade ambiental da Amazônia como o IBAMA, o Instituto Chico Mendes (ICMBio), as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, e na segurança pública: com a Polícia Federal, as Polícias Estaduais, na Defesa Civil com o Cenad, defesas civis regionais, dentre outros.

O evento contou também com a presença do Sr Adalberto Tokarski, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários; Sr  José Mauro Rezende , Vice Diretor do INMET, Delegado Marcos Ferreira dos Santos, da Polícia Federal/COT, Sr Luciano Evaristo, Diretor de Proteção Ambiental do Ibama; Sr George Porto Ferreira, Coordenador-Geral do Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais do IBAMA, Sr Frank Márcio de Oliveira, Diretor Adjunto da Agência Brasileira de Inteligência; e Maj Washington Cezar Duarte, Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.