Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Adido japonês conhece projetos e sistemas do Censipam

Notícia

Adido japonês conhece projetos e sistemas do Censipam

Censipam busca parcerias com o Japão para uso de sistemas de monitoramento satelitais.

Por Willian Cavalcanti

O adido militar de defesa do Japão conheceu os principais projetos e sistemas conduzidos pelo Censipam no desenvolvimento da região amazônica

O adido militar de defesa do Japão conheceu os principais projetos e sistemas conduzidos pelo Censipam no desenvolvimento da região amazônica

Brasília, 23/08/2018 – O adido de defesa do Japão no Brasil, Coronel Shigehisa Mizota, conheceu nesta quinta-feira (23/8) os principais projetos e sistemas conduzidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) no desenvolvimento da região amazônica.

O diretor-geral, Rogério Guedes, apresentou o conceito operacional do Censipam, que busca a integração de dados para geração de produtos nas áreas de inteligência, monitoramento ambiental e territorial. O diretor-geral destacou operações coordenadas pelo Censipam no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e reforçou a importância da atuação sistêmica. “O Censipam é um órgão facilitador, que fornece informações e participa da coordenação das ações para atuação conjunta dos diversos órgãos do Estado”, explicou Guedes.

O diretor de produtos, Péricles Cardim, apresentou os sistemas SipamSAR e SipamHidro. “O SipamSAR gera alertas de desmatamento, principalmente durante a época de maior cobertura de nuvens na Amazônia. Já o SipamHidro presta serviços de alerta de enchentes e alagamentos, mostrando os níveis de rios e reservatórios, entre outras facilidades”, expôs o diretor.

Cardim explicou que estão sendo feitas tratativas para cooperação com o Japão no uso de sistemas de monitoramento satelitais. Um professor da Universidade de Tóquio irá apresentar o uso do satélite ALOS 2 durante o 3º Seminário de Monitoramento Integrado com Radar Orbital, que será realizado de 26 a 27 de setembro, em Manaus (AM).

O adido conheceu também as aplicações do sistema ADS-80 no mapeamento de reservas indígenas, regularização fundiária, entre outros. Com um óculos 3D, o adido japonês testou a aplicação das imagens do ADS-80 no sistema de Alerta Hidrometeorológico do SipamHidro.

“Achei muito interessante a atuação coordenada do Censipam nas áreas de inteligência, monitoramento ambiental e territorial. Vamos firmar esforços para progredir ainda mais com esse intercâmbio entre as nações”, comentou o Coronel Mizota.